O Trovadorismo foi um movimento literário que surgiu na Idade Média, no século XII, em Provença (hoje uma região da França). Ele se espalhou por toda a Europa e teve seu declínio no século XIV, quando começou o Humanismo. No entanto, estudamos o surgimento do Trovadorismo, especificamente, em Portugal, na Península Ibérica, onde o centro irradiador do Trovadorismo foi na região que compreende o norte de Portugal e a Galiza. Além disso, o Trovadorismo é a primeira manifestação literária da língua portuguesa. Sobre as características do trovadorismo é INCORRETO afirmar: A) O trovadorismo é uma escola literária medieval que surgiu na França. B) A principal manifestação literária do trovadorismo são as cantigas. C) A poesia palaciana pertence ao movimento literário do trovadorismo. D) O trovadorismo e o humanismo são movimentos literários medievais. E) Os cancioneiros são coletâneas de cantigas de diversos autores.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Alternativa correta: c) a poesia palaciana pertence ao movimento literário do trovadorismo.
Explicação:
A poesia palaciana, produzida nos palácios medievais e destinada aos nobres, foi desenvolvida no movimento posterior chamado de humanismo.
Alguns temas explorados estavam relacionados com a própria vida na corte, como os costumes dos nobres.
Resposta:
Sobre as características do Trovadorismo é incorreto afirmar que a poesia palaciana pertence ao movimento literário do trovadorismo.
Na verdade, a poesia chamada de palaciana foi iniciada em um momento literário posterior, foi marca do movimento chamado humanismo. A poesia palaciana tratava de temas relacionados à vida na corte, como os costumes dos nobres.
No Trovadorismo, a poesia estava relacionada à música. Por serem acompanhadas por música e dança e recitadas, as produções do Trovadorismo eram chamadas de “cantigas”.
As cantigas trovadorescas eram feitas para serem apresentadas como canções. Já as poesias palacianas, criadas no Humanismo, eram produzidas para serem declamadas.