O trovador Sentimentos em mim do asperamente dos homens das primeiras eras ... As primaveras de sarcasmo intermitentemente no meu coração arlequinal ... Intermitentemente ... Outras vezes é um doente, um frio na minha alma doente como um longo som redondo ... Cantabona! Cantabona! Dlorom ... Sou um tupi tangendo um alaúde! ANDRADE, M. In: MANEIO, D. Z. (Oç.; Poesias completas de Mário de Andrade. Belo Mori/onte: Ilaliaia, 2005. Cara ao Modernismo, a questão da identidade nacional é recorrente na prosa e na poesia de Mário de Andrade. Em O trovador, esse aspecto é a) exaltado pelo eu lírico, que evoca os "sentimentos dos homens das primeiras eras" para mostrar o orgulho brasileiro por suas raízes indígenas. b) problematizado na oposição tupi (selvagem) x alaúde (civilizado), apontando a síntese nacional que seria proposta no Manifesto Antropófago, de Oswaldo de Andrade. c) abordado subliminarmente, por meio de expressões como "coração arlequinal" que, evocando o carnaval, remete à brasilidade. d) verificado já no titulo, que remete aos repentistas nordestinos, estudados por Mário de Andrade em suas viagens e pesquisas folclóricas. e) lamentado pelo eu lírico, tanto no uso de expressões como "Sentimentos em mim do asperamente" (v. 1), "frio" (v. 6), "alma doente" (v. 7), como pelo som triste do alaúde "Dlorom" (v. 9).
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Letra b.
Nota-se que o conteúdo do texto acima compreende uma obra inerente ao Manifesto Antropófago, apresentando o processo de assimilação entre a cultura europeia com a cultura nacional.
Essa tese está relacionada com o modernismo nacional e toda a ideia que engloba o manifesto, de buscar uma literatura que seja genuinamente nacional, apresentando dados e características únicas, que representem o Brasil.
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