O tropicalismo, logo depois de sua "explosão" inicial, transformou-se num termo corrente da indústria cultural e da mídia. Em que pesem as polêmicas geradas inicialmente (e não foram poucas), o tropicalismo acabou consagrado como ponto de clivagem ou ruptura, em diversos níveis: comportamental, político-ideológico, estético. Ora apresentado como a face brasileira da contracultura, ora apresentado como o ponto de convergência das vanguardas artísticas mais radicais (como a Antropofagia modernista dos anos 1920 e a Poesia Concreta dos anos 1950, passando pelos procedimentos musicais da Bossa Nova), o tropicalismo, seus heróis e "eventos fundadores" passaram a ser amados ou odiados com a mesma intensidade. Atualmente, mais amados do que odiados (NAPOLITANO, 1998). Sobre o movimento da tropicália, analise as sentenças a seguir:
I- Um movimento de curta duração com grande influência sobre compositores e cantores.
II- A utilização de elementos tradicionais marcam o movimento.
III- Marca uma ruptura comportamental, estética e ideológica.
IV- Com a inserção de instrumentos elétricos, contribuir para a diminuição do preconceito.
Soluções para a tarefa
Respondido por
27
Todas as afirmativas são verdadeiras.
A Tropicália vigorou de 1967 a 1969 (quando começaram os anos de chumbo) e, apesar desta relativa curta duração, influenciou bastante os seus principais expoentes (como Gal Costa e Caetano Veloso), sendo um movimento cultural que pretendia valorizar a cultura nacional ao usar, mesclado aos instrumentos elétricos, práticas dos nativos e dos afro-brasileiros.
Rompeu com a ideologia vigente da época, defendendo a ideia de que "é proibido proibir" e que a liberdade humana era uma condição fundamental para a garantia de uma vida digna.
Respondido por
65
Resposta:
As sentenças I, III e IV estão corretas
Explicação:
Resposta corrigido pelo sistema uniasselvi pode confiar
Perguntas interessantes
Contabilidade,
9 meses atrás
Química,
9 meses atrás
Sociologia,
9 meses atrás
Lógica,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás