O Tripé da Sustentabilidade é composto pelos pilares: Social, Econômico e Ambiental. A empresa Sustentável deve trabalhar essas três temáticas internamente. Utilizando os conteúdos estudados e pesquisa sobre a sua aplicação, em outros materiais ou na internet, em sites de empresas e notícias. Disserte sobre sustentabilidade e seu tripé, e de exemplos de como eles podem ser trabalhados no contexto empresarial.
Soluções para a tarefa
O preservacionismo pode ser entendido como como uma corrente de pensamento que está interligada aos recursos naturais disponíveis no nosso planeta e como sua utilização deve estar relacionada com a sustentabilidade, ou seja, essa corrente está diretamente relacionada com as diferentes formas de proteção ao meio ambiente.
Por fim, além das políticas ambientais, os indivíduos em sua totalidade não puderam ainda mensurar todos os impactos no meio ambiente nós geramos todos os dias, devendo esse trabalho ser feito de maneira consciente para nos alertar sobre as dificuldades e problemáticas nesse setor.
Resposta:
A sustentabilidade vem a padronizar os processos e projetos para as organizações que estão de fato pensando numa gestão mais justa, pois através das propostas de cada base do tripé há uma infinidade de ações que trazem o reconhecimento e os valores de uma empresa sustentável. O tripé conta com as seguintes bases: econômica, ambiental e social.
• A econômica visa buscar os lucros, sem muita preocupação com o que isso possa gerar, como já é sabido por todos.
• A ambiental encara um desafio maior, pois fiscaliza os processos produtivos da empresa e a orienta a realizar ações menos agressivas ao meio ambiente.
• Por fim, mas não menos importante, a social. Essa base traz a ideia de valorizar e ter um bom relacionamento com toda a sociedade, desde os seus funcionários até a região onde a empresa está introduzida.
Para analisar e descrever como podem trabalhar em conjunto, a organização deve mudar a forma como age e produzir de forma mais sustentável. A única maneira de pôr isto em prática é ciando políticas de dentro da empresa para fora da organização, a mudança vem sempre de dentro para fora, porém com influências externas. Melhorar o trato com os seus funcionários, adotando práticas para aumentar a interação do mesmo à instituição, criar projetos sociais junto à comunidade local. Estes são exemplos de como melhorar o lado social da empresa. Na parte ambiental, mudar a forma como despeja os resíduos, mudar os insumos que não são reutilizáveis, tratar e reutilizar água, papel de todo o processo de produção, reciclar e orientar os funcionários no descarte do lixo são práticas de empresas sustentáveis e preocupadas com o meio ambiente. Com estes cuidados, a empresa não somente tornará-se sustentável, como terá valor agregado pelo ótimo serviço prestado à comunidade, colaboradores e meio ambiente. A imagem melhorará e o lucro virá por consequência num mercado cada vez mais exigente nesta questão.
Explicação: