O treinador de uma equipe de nado sincronizado disse que uma das atletas estava um pouco acima do peso e precisava emagrecer.
Na internet, ela leu a informação de que é importante limitar a ingesta de gorduras para perder peso. Decidiu, então, fazer uma dieta que se resumia, principalmente, em eliminar gorduras, e agora ela está
convencida de que perderá peso.
O que o nutricionista da equipe pode esclarecer para essa atleta sobre a decisão de evitar uma ingestão excessiva de gordura como forma de perder peso?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A consideração fundamental para o controle de peso é a quantidade de calorias ingeridas em relação ao total de calorias gastas. Não faz diferença se as calorias ingeridas originam-se de carboidratos, lipídeos ou proteínas. A gordura contém mais de duas vezes o número de calorias dos carboidratos e das proteínas, de modo que a atleta pode comer significativamente mais comida e, ainda assim, ingerir a mesma quantidade calórica de uma dieta rica em carboidratos e/ou proteínas. Além disso, o nutricionista deve explicar à atleta que é necessário consumir pelo menos um pouco de gordura, pois ela é necessária para a produção de uma série de enzimas e hormônios, principalmente os hormônios femininos (estrógenos), pois sua base de produção é a gordura, evitando, assim, complicações no ciclo menstrual.
Explicação:
Resposta do Professor