Português, perguntado por demaniassi, 9 meses atrás

O trecho reproduzido a seguir foi extraído de um livro que aborda a figura do negro no futebol brasileiro. O trecho transcrito traça um paralelo entre dois clubes cariocas do início do século XX: o Bangu e o Andaraí.
Também o Andaraí não era o Bangu. O Bangu, clube da fábrica, o Andaraí, clube de fábrica.
Parece pequena essa diferença de uma letra, entre um de e um a. O Bangu era um prolongamento da Companhia Progresso Industrial do Brasil. A fábrica se disfarçando em clube.
[...]
A Fábrica Cruzeiro, da América Fabril, não querendo se confundir com o clube. Ajudava, interessava-se pela vida dele, mas preferindo não ser a fábrica, tomando a forma de um Afonso Bebiano, de um comendador Alfredo Coelho da Rocha. Não era a fábrica que dava o campo. Era o velho Coelho da Rocha, a pedido de Afonso Bebiano. A fábrica nada tinha a ver com isso, embora fosse dos Bebianos, dos Coelhos da Rocha, dos Mendes Campos.
FILHO, Mário. O negro no futebol brasileiro. Petrópolis.
Editora Firmo. p. 101-102. 1994.

No texto, ao lado do tema central, ocorre uma digressão gramatical, exemplar para ilustrar um dos papéis do artigo. É correto afirmar que
A)
na expressão “clube da fábrica”, o artigo a (de + a) associa o clube especificamente à fábrica que reconhecidamente o tem como seu.
B)
na expressão “clube de fábrica”, a ausência do artigo indica algo indeterminado e não vincula o clube de futebol à fábrica por medo de dar vexame.
C)
a diferença marcante entre dois clubes é que um tinha dono; o outro, só cartola corrupto.
D)
ambos os clubes eram propriedades de cada uma das fábricas respectivamente; a diferença é que o Bangu, usando a expressão clube da fábrica, discrimina o seu adversário.
E)
o Andaraí não podia usar a expressão clube da fábrica porque os Bebianos, os Coelhos da Rocha e os Mendes Campos nada tinham a ver com isso.

Soluções para a tarefa

Respondido por bellybatista5
22

Resposta:

D

Explicação:

por que os clubes eram mesmo propriedades de cada umas das fábricas é essa mesma


oBrad: ERRADO
oBrad: PECAMISONO
oBrad: PECADOR
arthurfellini: qual é então
ajudassempre: gente, A ou D????
kikahudorovic: a ou d??? plmdds
kikahudorovic: to perdida
MatadordeGamba: D CRTZ
julyregina74: D, confia no pai
Respondido por GuhSantosM04
0

Resposta:Resposta A

Explicação:

Por meio de uma manobra gramatical (presença ou ausência do artigo), fica claro que a expressão “da fábrica” remete a uma fábrica determinada e dada como conhecida; “de fábrica” remete à fábrica em geral. O clube é de uma fábrica, mas não se sabe qual.

Perguntas interessantes