O trecho do texto a seguir foi extraído do periódico Ciencia & Cognição 2011; vol 16(1): 002-018 de Altair dos Santos Paim e Marcos Emanoel Pereira , respectivamente do Instituto Federal da Bahia e do Instituto de Psicologia da Universidade Federal da Bahia, Brasil. Seu título refere-se à Aparência física, estereótipos e discriminação racial através de uma pesquisa com estudantes de secretariado e suas percepções dos fenômenos dos estereótipos raciais nos processos seletivos. Na introdução do estudo, os autores citam Blair, Judd & Fallman (2004) e seus experimentos com o objetivo de verificar a relação entre automaticidade do processo de esteriotipização baseados em categorias raciais e as características faciais. Os resultados mostraram que pessoas que são categorizadas como membros de um grupo “podem ser estereotipados e julgados a depender da extensão e do grau que suas características se aproximam mais das características físicas do seu grupo”. Complementam ainda, através das ideias de Bar- Tal (1997), que “os estereótipos produzem impactos na forma pela qual as informações diretas e indiretas sobre os grupos servem como base para a formação dos estereótipos e são absorvidas dos vários tipos de canais...”. As características dos grupos são apresentadas na mídia com o objetivo de confirmar os estereótipos e reforçar o compartilhar dessas crenças. Diante do texto apresentado, leia com atenção as assertivas a seguir em relação aos aspectos relacionados ao estereótipo, e analise-as quanto às suas veracidades (V-Verdadeira e F-falsa)
I.Este fenômeno está relacionado à generalização de observações individuais para todo o grupo a que pertence o indivíduo em que recaiu a observação. Dessa forma, quando passamos por uma experiência desagradável com uma pessoa pertencente a um grupo tendemos erroneamente dizer que todos daquele grupo agem do mesmo modo que a pessoa a qual estamos falando inicialmente.
II.Quando o estereótipo está vinculado a aspectos genuinamente negativos estamos diante do Preconceito. E, este é uma atitude negativa em relação a indivíduos de um grupo, tendo como base cognitiva o estereótipo.
III.O preconceito deriva da tendência que temos a categorizar as pessoas e a diferenciar ´nós´ dos ´outros´. Tudo que pertence ao ´nós´ é bom e elogiável e tudo que pertence à categoria ´outros´ é mau e reprovável”.
IV.Quando falamos em estereótipos, também, nos referimos à atribuição de julgamento a partir dos fatores internos quando julgamos alguém, e a fatores externos quando estamos julgando as nossas próprias ações. Somos influenciados, inclusive, por algo que chamamos de tendenciosidade autosservidora, onde tendemos a fazer atribuições que preserve e proteja os outros, que atendam às vossas expectativas, inclusive culturais.
V. O preconceito poder ser amenizado ou definitivamente eliminado quando encontramos a oportunidade de termos contato estreito entre os grupos, favorecendo maior conhecimento mútuo para que possa existir mudança nos estereótipos que sustentam o preconceito.
As assertivas são respectivamente: Assinale uma das alternativas abaixo:
a. I-V, II-V, III-V, IV-F, V-V
b. I-F, II-F, III-V, IV-F, V-V
c. I-F, II-F, III-V, IV-F, V-F
d. I-V, II-F, III-F, IV-V, V-F
e. I-F, II-V, III-F, IV-F, V-F
Soluções para a tarefa
Respondido por
49
Alternativa Correta:
a. I-V, II-V, III-V, IV-F, V-V
Abrçs
a. I-V, II-V, III-V, IV-F, V-V
Abrçs
fabricia96:
resposta correta!!
Respondido por
11
Resposta:
Alternativa Correta:
a. I-V, II-V, III-V, IV-F, V-V
Explicação:
Perguntas interessantes
Geografia,
8 meses atrás
Ed. Física,
8 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás
Artes,
1 ano atrás
História,
1 ano atrás