O trecho do sermão do padre António Vieira estabelece uma relação entre a paixão de Cristo e
A) a atividade dos comerciantes de açúcar nos portos brasileiros
B) a função dos mestres de açúcar durante a safra de cana
C) o sofrimento dos jesuítas na conversão dos ameríndios
D) o papel dos senhores na administração dos engenhos
E) o trabalho dos escravos na produção de açúcar
Soluções para a tarefa
Resposta:
E) o trabalho dos escravos na produção de açúcar
Explicação:
No texto, padre Antônio Vieira faz uma relação entre os sofrimentos de Cristo crucificado e a condição de maus tratos sofridos pelos escravos que trabalhavam no cultivo da cana-de-açúcar, denunciando a violência existente na sociedade colonial. O trecho em que essa crítica fica mais explícita é “Em um engenho sois imitadores de Cristo crucificado porque padeceis em um modo muito semelhante ao que o mesmo Senhor padeceu na sua cruz e em toda a sua paixão”.
O trabalho dos escravos na produção de açúcar e a paixão de Cristo se relacionam segundo a visão do padre Antônio Vieira. Alternativa E.
O doloroso trabalho escravo na produção de açúcar
Padre Antônio Vieira expressa que o martírio dos escravos e de Jesus Cristo era muito semelhante, haja vista que eram chicoteados, privados de alimentação e sono, além de muito humilhados, ou seja, eram submetidos a intensas dores físicas e emocionais, diferenciando-se apenas os momentos históricos.
Durante o ciclo do açúcar, devido à demanda em larga escala do produto, até então número 1 da economia nacional, os escravos trabalhavam arduamente, dia e noite, lidando com máquinas perigosas e pesadas, além de terem que empreender muita força em processos manuais, fatores que causavam inúmeros acidentes.
Não obstante, ao menor sinal de cansaço eram repreendidos com empurrões, açoites e demais castigos inenarráveis.
Aprenda mais sobre o trabalho escravo no ciclo do açúcar: brainly.com.br/tarefa/39095113
#SPJ5