Português, perguntado por sisifoaluno, 4 meses atrás

O trecho da obra Triste fim de Policarpo Quaresma, de Lima Barreto, põe em relevo uma das características mais marcantes do Pré-Modernismo, que é o


"Demais, com terras tão férteis, climas variados, a permitir uma agricultura fácil e rendosa, este caminho estava naturalmente indicado.
E ele viu então diante dos seus olhos as laranjeiras, em flor, olentes, muito brancas, a se enfileirar pelas encostas das colinas, como teorias de noivas; os abacateiros, de troncos rugosos, a sopesar com esforço os grandes pomos verdes; as jabuticabas negras a estalar dos caules rijos; os abacaxis coroados que nem reis, recebendo a unção quente do sol; as abobreiras a se arrastarem com flores carnudas cheias de pólen; as melancias de um verde tão fixo que parecia pintado; os pêssegos veludosos, as jacas monstruosas, os jambos, as mangas capitosas; e dentre tudo aquilo surgia uma linda mulher, com o regaço cheio de frutos e um dos ombros nu, a lhe sorrir agradecida, com um imaterial sorriso demorado de deusa - era Pomona, a deusa dos vergéis e dos jardins!...

As primeiras semanas que passou no "Sossego", Quaresma as empregou numa exploração em regra da sua nova propriedade. Havia nela terra bastante, velhas árvores frutíferas, um capoeirão grosso com camarás, bacurubus, tinguacibas, tibibuias, monjolos, e outros espécimes. Anastácio, que o acompanhara, apelava para as suas recordações de antigo escravo de fazenda, e era quem ensinava os nomes dos indivíduos da mata a Quaresma muito lido e sabido em coisas brasileiras."
(BARRETO, Lima. Triste fim de Policarpo Quaresma. 17. ed.
São Paulo: Ática, 1997. Fragmento.)


a) desejo de compreender a complexa realidade nacional.

b) resgate de padrões estéticos e metafísicos do Simbolismo.

c) nacionalismo ufanista e exagerado, herdado do Romantismo.

d) nacionalismo utópico e exagerado, herdado do Parnasianismo.

e) subjetivismo poético, tão bem representado pelo protagonista.

Soluções para a tarefa

Respondido por giovannaslina
1

Resposta:

a) Desejo de compreender a complexa realidade nacional.

Explicação:

No trecho da obra de Lima Barreto, devemos depreender o caráter nacionalista de seu personagem e observar a dificuldade de “enquadrá-lo” em uma categoria a partir de aspectos regionais, neste sentido, o autor visa avaliar o que é ser brasileiro, o que confirma a letra A. As alternativas B, C, D e E estão incorretas, pois embora o pré-modernismo seja um período de transição entre movimentos ao final do século XIX e a escola modernista, não apresenta traços românticos e, no trecho em destaque, não há relação com o campo da transcendência, muito abordado no Simbolismo. Além disso, na letra D, o movimento Parnasiano se desvincula de referências do contexto social e histórico, sendo um movimento mais voltado para a própria arte e, na letra E, o trecho não apresenta uma linguagem subjetivada.

Perguntas interessantes