O trecho da canção de Toquinho e Vinícius de Moraes apresenta marcas do gênero textual carta, possibilitando a interação entre o eu poético e o interlocutor. a) Compartilhem uma visão realista sobre o amor em sintonia com o meio urbano. b) troquem notícias em tom nostálgico sobre as mudanças ocorridas na cidade. c) façam confidências, uma vez que não se encontram mais no Rio de Janeiro. d) tratem pragmaticamente sobre os destinos do amor e da vida citadina. e) aceitem as transformações ocorridas em pontos turísticos específicos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Opção b) Troquem notícias em tom nostálgico sobre as mudanças ocorridas na cidade.
Explicação:
Reconhecer pela semântica textual os tempos verbais no pretérito imperfeito / expressões de interjetivas enfatizando o tom de nostalgia – valorização do passado.
b) troquem notícias em tom nostálgico sobre as mudanças ocorridas na cidade.
Nesta questão devemos avaliar a canção "Carta ao Tom 74", que começa dissertando o endereço do destinatário, tal como uma carta postada pelo sistema dos correios e que deve alcançar seu interlocutor direto.
Quando transcorremos pelo texto da canção, notamos que se trata de uma carta em tom nostálgico devido principalmente aos verbos no pretérito imperfeito e também às expressões de interjeição, que falam sobre a cidade em um tom de saudade. Isso pode ser notado no trecho abaixo:
"Lembra que tempo feliz
Ah, que saudade,
Ipanema era só felicidade
Era como se o amor doesse em paz
Nossa famosa garota nem sabia
A que ponto a cidade turvaria"
Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/6185413