História, perguntado por maik10morgan, 6 meses atrás

 O trecho analisado diz respeito a uma disputa político-religiosa que ocorreu entre a realeza/nobreza anglicana e os cidadãos e parlamentares ingleses, dos quais muitos eram adeptos do calvinismo. Com base nesse fato e nos conteúdos estudados, analise e responda: O que essa divergência resultou? *​


giovannadasilvacarmo: como vcs estao
hannagc22: mal
giovannadasilvacarmo: :(
giovannadasilvacarmo: pq?
nifariar: trite
josegoncalvessantos3: mal
mvidaliko: em vcs tao depre pq?
giovannadasilvacarmo: psé
giovannadasilvacarmo: pq?
davidpereira0143: . .

Soluções para a tarefa

Respondido por thaynnaba
53

A divergência entre os cidadãos e parlamentares ingleses eram quanto a liberdade religiosa e o que era imposto pelo rei.

Importante notar que na Inglaterra havia o calvinismo e depois foi criado o anglicanismo.

Tal fator foi importante para possibilitar a consolidação do poder de Henrique VIII na Inglaterra.

No entanto, tal fator não foi muito bem-visto pelas pessoas que viram isso como uma forma despótica de impor determinado poder as pessoas o que gerou conflitos.

espero ter ajudado!

Respondido por nataliafransantos
0

A divergência político-religiosa entre o rei e o Parlamento deu origem a uma guerra civil ou Revolução Puritana (1640-1642).  

Governando de maneira autoritária há anos e sem permitir a participação política de qualquer cidadão, o rei Carlos I, aumentava os impostos sem nenhuma consulta ao Parlamento.

Em 1640, o rei desejava aumentar novamente os impostos para financiar uma guerra que havia ocorrido contra a Escócia, mas sabia que a população insatisfeita com os aumentos anteriores poderia causar revolta.

O rei decide então convocar o Parlamento em 1640, para aprovar o aumento dos impostos de acordo com a sua vontade. Caso houvesse alguma insatisfação, a culpa pelo aumento dos impostos seria colocada pelo rei sobre o Parlamento.

Os parlamentares eram contrários ao aumento dos impostos, além disto, desejavam que o rei governasse seguindo as normas de uma constituição e através da participação do Parlamento.

O rei, totalmente contrário às ideias dos parlamentares, decide de maneira autoritária dissolver (fechar) o Parlamento, o que deu origem à guerra civil (Revolução Puritana) entre o Parlamento, os burgueses e os puritanos contra o rei e seus apoiadores, formados pela nobreza e os anglicanos.

Bons estudos!

Veja mais sobre o assunto em:

https://brainly.com.br/tarefa/5021632

Anexos:
Perguntas interessantes