O trecho acima revela a influência do Estado Novo em uma das mais notáveis manifestações culturais brasileiras, o carnaval. Sobre a política cultural do Estado Novo, por que interessava aos governantes do Estado Novo inserir o conhecimento histórico como um dos quesitos de julgamento das escolas de samba?
1 ponto
2) Qual era o objetivo central do programa “A Hora do Brasil”, criado no governo de Getúlio Vargas?
1 ponto
3) Qual estilo musical foi valorizado durante o governo de Getúlio Vargas, como música típica brasileira?
1 ponto
a) Rock.
b) Samba.
c) Tango.
d) Funk.
Soluções para a tarefa
Resposta:1)b) 2)b)
Explicação:Fiz no clashroon
1 - Para os governantes do Estado Novo acabou se mostrando útil inserir o conhecimento histórico como um dos quesitos de julgamento nos desfiles de Escola de Samba para usar estes desfiles como uma forma de difusão da ideologia oficial e para censurar indiretamente a criatividade dos artistas.
Como o desfile servia para a Propaganda?
Ao difundir apenas as interpretações históricas consideradas como "corretas" pelos governantes, as Escolas de Samba podiam servir tanto como uma forma de educar as massas sobre o passado do Brasil quanto para difundir versões de determinados acontecimentos que beneficiassem aquele regime político.
Mais sobre o Estado Novo em:
brainly.com.br/tarefa/1485816
2 - Com a criação de "A Hora do Brasil" Vargas queria difundir as suas ideias para o maior número possível de brasileiro, assim como difundir a sua própria figura, reforçando a imagem que pretendia criar de "pai dos pobres" ao tentar criar uma relação de proximidade com os brasileiros ao "falar com eles" diariamente pelo rádio.
O programa "A Hora do Brasil" foi popular?
Não, a medida acabou não atingindo os resultados desejados pois a população facilmente percebeu se tratar de uma obra de propaganda e a audiência do programa era muito baixa.
Mais sobre o Estado Novo em;
https://brainly.com.br/tarefa/18952355
3 - Durante o governo de Vargas vemos a descriminização do Samba, que passa a ser usado pelo próprio governo como um símbolo da cultura típica do Brasil e a ser usado até mesmo nas obras de Propaganda. Os autores dos sambas, contudo, não tinham liberdade artística e precisavam escrever letras que agradassem a censura.
Que tipo de samba podia ser tocado no Brasil?
Eram considerados aceitáveis apenas os sambas que não criticassem diretamente o governo e não difundissem "mensagens danosas para a sociedade", de modo que não podiam falar sobre práticas boêmias e nem ofender os valores tradicionais brasileiros.
Mais sobre o samba na época em:
https://brainly.com.br/tarefa/37878930