O trecho acima descreve a repressão policial-militar contra estudantes nos primeiros meses da Ditadura Civil-Militar brasileira. Motivava a repressão contra o movimento estudantil naquele contexto a(o)
A
Ato Institucional nº 2 (AI-2), que legalizou a tortura contra criminosos políticos como os estudantes mencionados.
B
resistência armada organizada por João Goulart no território brasileiro desde a instalação do regime militar em 1964.
C
Constituição de 1967, que autorizou o presidente da República a suspender o direito de habeas corpus aos criminosos políticos.
D
Frente Ampla, que organizou protestos contra a ação política de estudantes considerados subversivos e comunistas pela opinião pública.
E
Doutrina de Segurança Nacional (DSN), que considerava os cidadãos brasileiros subversivos ou comunistas em potencial no contexto da Guerra Fria.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
E
Doutrina de Segurança Nacional (DSN), que considerava os cidadãos brasileiros subversivos ou comunistas em potencial no contexto da Guerra Fria.
Explicação:
A ação repressiva do regime militar brasileiro, baseava-se na Doutrina de Segurança Nacional (DSN), elaborada após a Segunda Guerra Mundial nos EUA e, com uma visão restrita ao conflito capitalismo-comunismo.
Desse modo, considerava que greves operárias, mobilizações estundantis, arte enganjada, dentre outras coisais, eram manifestações de uma "ameaça interna" e como tal ser combatida.
guimellamec:
ta certo?
Perguntas interessantes