Português, perguntado por rochaakawany, 2 meses atrás

O trecho abaixo foi reescrito cinco vezes. Utilizaram-se vários recursos. Em quatro opções, o sentido é rigorosamente o mesmo. Marque aquele em que o sentido foi alterado.
O homem caminha pela vida muitas vezes desnorteado, por não reconhecer no seu íntimo a importância de todos os instantes, de todas as coisas, simples ou grandiosas.

A) Frequentemente sem rumo, segue o homem pela vida, por não reconhecer no seu íntimo o valor de todos os instantes, de todas as coisas, sejam simples ou grandiosas.
B) Não reconhecendo em seu âmago a importância de todos os momentos, de todas as coisas, simples ou grandiosas, o homem caminha pela vida muitas vezes desnorteado.
C) Como não reconhece no seu íntimo o valor de todos os momentos, de todas as coisas, sejam elas simples ou não, o homem vai pela vida frequentemente desnorteado.
D) O ser humano segue, com frequência, vida afora, sem rumo, porquanto não reconhece, em seu interior, a importância de todos os instantes, de todas as coisas, simples ou grandiosas.
E) O homem caminha pela vida sempre desnorteado, por não reconhecer, em seu mundo íntimo, o valor de cada momento, de cada coisa, seja ela simples ou grandiosa.


ME AJUDEEM!!!!!

Soluções para a tarefa

Respondido por polianafferreira
2

A alternativa em que o sentido do trecho foi alterado é a LETRA E:

O homem caminha pela vida sempre desnorteado, por não reconhecer, em seu mundo íntimo, o valor de cada momento, de cada coisa, seja ela simples ou grandiosa.

Note que no texto original é dito que "o homem caminha pela vida muitas vezes desnorteado [...]", mas na LETRA E é dito que ele "caminha pela vida sempre desnorteado [...]". Temos então uma mudança de sentido.

A paráfrase trata-se de uma outra afirmação do sentido de uma frase ou texto, fazendo uso de outras palavras. O termo, do latim e do grego antigo, significado "maneira adicional de expressar-se".

Geralmente uma paráfrase esclarece ou explica a frase/texto que está sendo parafraseado.

Bons estudos!

Perguntas interessantes