O trecho abaixo foi extraído do artigo “A necessária associação entre educar e cuidar”, publicado por Rossetti-Ferreira (2003) na Revista Pátio Educação Infantil. Leia atentamente o relato:
“Duas educadoras compunham a situação, com um grupo de 15 crianças de 2 a 3 anos. O ritmo de umas e de outras era bem diferenciado. Enquanto as educadoras, automática e rapidamente, desempenhavam as tarefas de despir, lavar, secar e vestir uma criança após a outra, as crianças eram submetidas a um contínuo e longo tempo de espera. De início, permaneciam em penicos encostadas à parede. Quando chegava sua vez, eram pegas, esfregadas, enxaguadas e deixadas, ainda pingando, no estrado, para esperar a vez de serem vestidas e penteadas pela outra educadora. Terminada essa rotina, as crianças ficavam à espera da rotina seguinte, sendo repreendidas se não ficassem quietas e silenciosas. Pouca ou nenhuma oportunidade era propiciada a elas de ter alguma autonomia na situação, desfrutar o prazer da água no corpo, interagindo e brincando umas com as outras. A organização dessa situação de cuidado estava claramente educando as crianças a serem submissas e passivas, sem iniciativa e autonomia”.
ROSSETTI-FERREIRA, M. C. “A necessária associação entre educar e cuidar”. Pátio Educação Infantil, ano I, n. 1, p. 10-12, abr. - jul. 2003.
Agora, leia um trecho retirado do documento Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil sobre o educar e cuidar:
“Educar significa, portanto, propiciar situações de cuidados, brincadeiras e aprendizagens orientadas de forma integrada, que possam contribuir para o desenvolvimento das capacidades infantis de relação interpessoal, de ser e estar com os outros em uma atitude básica de aceitação, respeito e confiança, e o acesso, pelas crianças, aos conhecimentos mais amplos da realidade social e cultural. Neste processo, a educação poderá auxiliar o desenvolvimento das capacidades de apropriação e conhecimento das potencialidades corporais, afetivas, emocionais, estéticas e éticas, na perspectiva de contribuir para a formação de crianças felizes e saudáveis.
Contemplar o cuidado na esfera da instituição da Educação Infantil significa compreendê-lo como parte integrante da educação, embora possa exigir conhecimentos, habilidades e instrumentos que extrapolam a dimensão pedagógica. Ou seja, cuidar de uma criança em um contexto educativo demanda a integração de vários campos de conhecimentos e a cooperação de profissionais de diferentes áreas.
A base do cuidado humano é compreender como ajudar o outro a se desenvolver como ser humano. Cuidar significa valoriza e ajudar a desenvolver capacidades. O cuidado é um ato em relação ao outro e a si próprio que possui uma dimensão expressiva e implica em procedimentos específicos”.
BRASIL, RCNEI, vol. 1, 2001, p. 23-24.
(2.5) A partir do que estudamos neste módulo, você considera adequada a atuação das duas professoras do relato? Justifique sua resposta.
(2.5) Há concordância ou discordância entre a prática das professoras e o que o documento RCNEI preconiza? Justifique sua resposta.
(2.5) Elabore uma proposta que torne o “despir, lavar, secar e vestir” em uma oportunidade de respeitar as crianças como sujeitos de direitos que, nas interações e relações, constroem sua identidade pessoal e coletiva. A proposta deverá ser justificada a partir do que estudamos no módulo.
(2.5) “Terminada essa rotina, as crianças ficavam à espera da rotina seguinte, sendo repreendidas se não ficassem quietas e silenciosas”. Proponha uma alternativa na organização desta prática para romper com o tempo de espera e com a necessidade de permanecer quietas e em silêncio. A proposta deverá ser justificada a partir do que estudamos no módulo
Soluções para a tarefa
Olá!
Sim é possível concordar com o relato, fato que nos remete as normas do Referencial curricular nacional da educação que propõe:
A busca e manutenção de alternativas de reflexão quanto aos objetivos, conteúdos e avaliações didáticas para criança desde zero até os seis anos, levando em consideração elementos como a diversidade social, econômica e até mesmo cultural.
Quanto a atividade podemos apresentar:
Atividade: Higiene e cuidado;
Objetivo chave : Ensinar aos alunos questões acerca do corpo humano e a necessidade de cuidar da higiene, respeitando o próximo e evitando doenças;
Proposta: O educador deve indicar o corpo feminino e o masculino em um quadro, e, apresentar o conteúdo, de forma a introduzir os alunos nesse meio e as crianças possam respeitar umas as outras independente de gênero.
Uma segunda proposta referente ao silêncio pode ser apresentada com o intuito dos alunos relaxarem, sendo uma ótima oportunidade para uma "aula de relaxamento" onde os alunos descansam.
Até mais!