O trecho a seguir foi retirado de Os sertões, de Euclides da Cunha.
É que a catedral admirável dos jagunços tinha essa eloquência silenciosa dos edifícios, de que nos fala Bossuet...
Devia ser como foi. Devia surgir, mole, formidável e bruta, da extrema fraqueza humana, alteada pelos músculos gastos dos velhos, pelos braços débeis das mulheres e das crianças. Cabia-lhe a forma dúbia de santuário e de antro, de Fortaleza e de templo, irmandade no mesmo âmbito, onde ressoariam mais tarde as ladainhas e as balas, a suprema piedade e os supremos rancores...
No trecho, a descrição da catedral é feita por intermédio da utilização de:
(A) Imagens paradoxais, que se chocam com o todo da obra, que consegue conferir unidade ao caos racial da sociedade brasileira.
(B) Imagens de contradição (antíteses), em consonância com o todo da obra, que coloca em destaque os contrastes nacionais.
(C) Um vocabulário litúrgico, que funciona como crítica sutil ao excessivo racionalismo que predominava entre os sertanejos e Canudos.
(D) Expressões que evidenciam a falta de fé do autor, em contraste com o fanatismo religioso dos sertanejos.
(E) Termos próprios das ciências naturais, o que demonstra o conhecimento enciclopédico do autor.
Me ajudem!!!
Soluções para a tarefa
Respondido por
7
A afirmativa correta é a letra d. (D) Expressões que evidenciam a falta de fé do autor, em contraste com o fanatismo religioso dos sertanejos.
Isso porque a composição da obra pode ser apresentada como extremamente paradoxa. Nesta, temos a presença de ideias que se apresentam de formar opostas, que contém informações que não condizem com a ideia que nos passa uma igreja.
Assim, o texto evidencia uma crítica diante do apresentado pela ideia de fanatismo religioso. É correto ainda afirmar que a falta de fé do autor também é apesentada como forma de crítica.
Respondido por
44
Resposta:
Alternativa: B
Explicação:
Perguntas interessantes