História, perguntado por deboramagno3628, 11 meses atrás

O trecho a seguir foi extraído do livro Hard times (“Tempos difíceis”), do escritor inglês Charles Dickens(1812-1870). Nele, Dickens descreve a cidade de Coketown (Preston). Leia-o com atenção e, a seguir, façao que é pedido adiante.[Era] uma cidade de tijolos vermelhos, ou que seriam vermelhos se a fumaça e as cinzas o permitissem;tal como era, porém, a cidade tinha tonalidades artificiais de vermelho e preto que lembravam os rostospintados dos selvagens.[...]Continha algumas ruas grandes, todas muito parecidas, e muitas ruas pequenas, ainda mais parecidas,habitadas por pessoas igualmente parecidas, que chegavam e saíam todas nas mesmas horas, fazendo omesmo som nas mesmas calçadas, para fazer o mesmo trabalho, e para quem todos os dias eram iguais à véspera e ao dia seguinte, e todos eram a imagem do ano anterior e do subsequente.(Apud Williams, Raymons. O campo e a cidade. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. p. 214.)a) De acordo com Dickens, o que caracteriza a cidade industrial?b) Repare que nesse trecho Charles Dickens abusa do uso de algumas palavras. Identifique as palavras que são recorrentes no texto e explique por que o autor optou por empregá-las tantas vezes num mesmo trecho.c) Como, no texto de Dickens, a cidade mimetiza a fábrica e reflete o ritmo da produção fabril?

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
60
a) A cidade industrial se caracteriza pelo grande número de operários de fábricas, pela fuligem que sai de suas chaminés, pela repetição do padrão urbano das casas, que reflete a rotina de produção fabril, seriada.

b) Dickens repete as palavras "vermelho, todos, parecidas, mesmo(as)". Essas repetições tornam a cidade uma alegoria para a rotina dentro das fábricas.

c) Como dito antes, a cidade sendo uma alegoria da fábrica, os trabalhadores são apenas peças mecânicas, o trabalho distancia-se do humano.
Perguntas interessantes