ENEM, perguntado por deborahcontato1492, 4 meses atrás

O trecho a seguir foi extraído do livro Dom Casmurro, de Machado de Assis. O administrador da repartição em que Pádua trabalhava teve de ir ao Norte, em comissão. Pádua, ou por ordem regulamentar, ou por especial _________, ficou substituindo o administrador com os respectivos _________. Esta mudança de fortuna trouxe-lhe certa ________; era antes dos dez contos. Não se contentou de reformar a roupa e a copa, atirou-se às despesas ___________, deu joias à mulher, nos dias de festa matava um leitão, era visto em teatros, chegou aos sapatos __________. Viveu assim vinte e dois meses na suposição de uma eterna _________. Uma tarde entrou em nossa casa, aflito e ___________, ia perder o lugar, porque chegara o efetivo naquela manhã. Pediu à minha mãe que velasse pelas infelizes que deixava; não podia sofrer a desgraça, matava-se. Minha mãe falou-lhe com bondade, mas ele não atendia a coisa nenhuma. (ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. P. 14. Disponível em: dominiopublico. Gov) De acordo com o contexto, escolha a alternativa cujas palavras na ordem em que se encontram preenchem o texto coerentemente.

Soluções para a tarefa

Respondido por LarissaMoura3
15

Considerando o trecho do livro “Dom Casmurro”, as lacunas devem ser corretamente completadas com: designação, honorários, vertigem, supérfluas, verniz, interinidade, desvairado.

Trecho da obra “Dom Casmurro” de Machado de Assis

O trecho do enunciado da questão consiste em uma das mais importantes obras literárias do país. Seu autor, Machado de Assis, conseguiu que a obra ultrapasse seu tempo e se tornasse atemporal.

No livro “Dom Casmurro”, em especial, o trecho da questão, apresenta a situação do personagem Pádua, que não ganhava o bastante como administrador de repartição. Então deveria ter poucos gastos.

Bons estudos!

Perguntas interessantes