O trecho a seguir foi extraído de uma obra literária de autoria de Ondjaki, pseudônimo do escritor e poeta angolano cuja entrevista concedida ao programa Roda Viva foi parcialmente reproduzida neste módulo. Leia-o atentamente.
“Todos dias encontros, um dia palestra, porque literatura negra! Ai?! Literatura mais negra? E branca também? Já’gora, mulata? Como é que vai ficar mais essa literatura mulata? E aí não tava grosso, falei puramente bem, os à-vontades todos, arregacei môs discursos improvisados, deambulei: África do Sul, aparteides, separatismos; e virmos mais agora na literatura também a querer fronteirizar?!”
(ONDJAKI. Quantas madrugadas tem a noite. São Paulo: Leya, 2010. p. 110-111.)
Considerando também os argumentos apresentados pelo autor no vídeo é possível afirmar que:
( ) Aposta na modernidade africana, que se manifesta em expressões culturais livres.
( ) Acredita que a cultura só é verdadeiramente africana quando tematiza os dilemas do continente.
( ) Valoriza apenas as manifestações culturais africanas que explicitem as tradições do continente.
( ) Preconiza a importância de valorizar a “literatura negra”, desde que essa seja de fato distinta da “literatura branca”.
( ) Destaca a importância de estabelecer rígidas fronteiras culturais que distingam o pensamento africano e atraiam atenção sobre o continente.
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aposta na modernidade
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Alternativa correta. De acordo com ele, a liberdade é o centro da modernidade africana.