ENEM, perguntado por constantinoluca3669, 3 meses atrás

O trecho a seguir faz parte do livro Dom Casmurro, de Machado de Assis. Capítulo IV Um dever amaríssimo! José Dias amava os superlativos. Era um modo de dar feição monumental às ideias; não as havendo, servia a prolongar as frases. Levantou-se para ir buscar o gamão, que estava no interior da casa. Cosi-me muito à parede, e vi-o passar com as suas calças brancas engomadas, presilhas, rodaque e gravata de mola. Foi dos últimos que usaram presilhas no Rio de Janeiro, e talvez neste mundo. Trazia as calças curtas para que lhe ficassem bem esticadas. A gravata de cetim preto, com um aro de aço por dentro, imobilizava-lhe o pescoço; era então moda. O rodaque de chita, veste caseira e leve, parecia nele uma casaca de cerimônia. Era magro, chupado, com um princípio de calva; teria os seus cinquenta e cinco anos. Levantou-se com o passo vagaroso do costume, não aquele vagar arrastado dos preguiçosos, mas um vagar calculado e deduzido, um silogismo completo, a premissa antes da consequência, a consequência antes da conclusão. Um dever amaríssimo! (ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. P. 4. Disponível em:. Dominiopublico. Gov. Br) (Destaque nosso). A palavra destacada "amaríssimo" é um adjetivo e está no superlativo absoluto sintético. De qual palavra "amaríssimo" é derivada? Qual poderia ser a intenção do narrador-personagem ao empregar o superlativo? Amargo. O uso desse adjetivo no superlativo pelo narrador-personagem descreve apenas as características físicas de José Dias. Amargo. O uso desse adjetivo no superlativo pelo narrador-personagem mostra a vida muito metódica de José Dias, o qual gostava de usar superlativos, uma forma de intensificar as palavras, já que sua vida era comedida, até amarga. Amoroso. O uso desse adjetivo no superlativo pelo narrador-personagem mostra como José Dias se vestia de forma cerimoniosa e como era estimado. Amoroso. O uso desse adjetivo no superlativo pelo narrador-personagem mostra apenas como José Dias se vestia de forma cerimoniosa

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
2

Em relação ao uso do adjetivo “amaríssimo”, a opção correta é:

( B ) Amargo. O uso desse adjetivo no superlativo pelo narrador-personagem mostra a vida muito metódica de José Dias, o qual gostava de usar superlativos, uma forma de intensificar as palavras, já que sua vida era comedida, até amarga.

Formação de palavras

A palavra "amaríssimo" é derivado do adjetivo "amargo". Ela se formou pelo acréscimo do sufixo "-íssimo", usado para formar o grau superlativo absoluto sintético de certos adjetivos.

A intenção do narrador-personagem era evidenciar como o personagem José Dias gostava de empregar superlativos em sua fala como uma maneira de dar um sentido grandioso às situações vividas. Era uma forma de valorizá-las para compensar a mediocridade de sua existência.

O próprio narrador explica o porquê de José Dias utilizar os superlativos: "Era um modo de dar feição monumental às ideias; não as havendo, servia a prolongar as frases".

Mais sobre grau superlativo dos adjetivos em:

https://brainly.com.br/tarefa/22757175

#SPJ4

Anexos:
Perguntas interessantes