ENEM, perguntado por PaulinaAlves9168, 6 meses atrás

O trecho a seguir faz parte do livro Dom Casmurro, de Machado de Assis. Capítulo II/ Do livro Agora que expliquei o título, passo a escrever o livro. Antes disso, porém, digamos os motivos que me põem a pena na mão. Vivo só, com um criado. A casa em que moro é própria; fi-la construir de propósito, levado de um desejo tão particular que me vexa imprimi-lo, mas vá lá. Um dia, há bastantes anos, lembrou-me reproduzir no Engenho Novo a casa em que me criei na antiga Rua de Mata-cavalos, dando-lhe o mesmo aspecto e economia daquela outra, que desapareceu. (ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. P. 1-2. Disponível em: dominiopublico. Gov) (Destaque nosso). Qual regra gramatical a seguir explica o uso do pronome destacado (fi-la) no texto: Pronome oblíquo átono terminado em "a", após a forma verbal terminada em "z", suprime-se essa letra e coloca-se um "l" antes dele. Fiz a = fi-la. Pronome pessoal do caso reto – "ela", após a forma verbal terminada em "z", suprime-se "z" e "e". Fiz ela = fi-la. É um pronome reflexivo que se refere à "própria". É um pronome possessivo para indicar a casa.

Soluções para a tarefa

Respondido por jalves26
2

A regra gramatical que explica o uso do pronome é:

a) Pronome oblíquo átono terminado em "a", após a forma verbal terminada em "z", suprime-se essa letra e coloca-se um "l" antes dele. Fiz a = fi-la.

Pronome oblíquo

"A casa em que moro é própria; fi-la construir de propósito [...]".

O pronome destacado retoma o termo "a casa". Observe:

fiz a casa => fiz ela => fiz + a

Como o verbo termina em "z", essa letra deve ser suprimida, e a letra "l" deve se juntar ao pronome oblíquo "a", assim:

fiz + a => fi-la

Devemos usar o pronome oblíquo "a", e não o pronome reto "ela", porque esse termo tem função de objeto, já funciona como complemento do verbo "fazer".

O pronome reto é usado quanto há função de sujeito (o termo que age sobre o verbo, modificando-o).

Pratique mais sobre pronomes oblíquos em:

https://brainly.com.br/tarefa/10948152

Anexos:
Perguntas interessantes