O trecho a seguir faz parte do livro Dom Casmurro, de Machado de Assis.
Capítulo VIII
É tempo
Mas é tempo de tornar àquela tarde de novembro, uma tarde clara e fresca, sossegada como a nossa casa e o trecho da rua em que morávamos. Verdadeiramente foi o princípio da minha vida; tudo o que sucedera antes foi como o pintar e vestir das pessoas que tinham de entrar em cena, o acender das luzes, o preparo das rabecas, a sinfonia... Agora é que eu ia começar a minha ópera. “A vida é uma ópera”, dizia-me um velho tenor italiano que aqui viveu e morreu... E explicou-me um dia a definição, em tal maneira que me fez crer nela. Talvez valha a pena dá-la; é só um capítulo.
(ASSIS, Machado de. Dom Casmurro. p. 7.)
Os artigos definidos (o, a, os, as) especificam um ser ou objeto de maneira precisa, específica. Usado de maneira correta, eles determinam principalmente o gênero e o número do substantivo. No texto, destacamos dois artigos definidos. Assinale a alternativa correta quanto ao seu uso:
A) O artigo definido “o”, usado antes de “pintar”, “vestir” e “acender”, mudou a classe gramatical destes verbos, tornando-os substantivos.
B) O artigo definido “o” especifica os verbos “pintar”, “vestir” e “acender”, sem mudar a classe gramatical destes.
C) O artigo definido “o”, usado antes de “pintar”, “vestir” e “acender”, apenas mudou o significado desses verbos.
D) O artigo definido “o”, usado antes de “pintar”, “vestir” e “acender”, mudou a classe gramatical destes verbos, tornando-os adjetivos.
Soluções para a tarefa
Resposta: letra A
Explicação:
pois ao colocar o artigo "o" refere-se ao ato de tal ação, transformando em substantivo.
A alternativa correta quanto ao uso dos artigos definidos é:
A) O artigo definido “o”, usado antes de “pintar”, “vestir” e “acender”, mudou a classe gramatical destes verbos, tornando-os substantivos.
Explicação:
Quando colocamos determinantes (como artigos definidos) antes de palavras que não são substantivos, acabamos transformando essas palavras em substantivos.
Esse processo chama-se substantivação.
Assim, em "o pintar", "o vestir" e "o acender", os verbos tornaram-se substantivos, pois descrevem o nome da ação, não mas a ação em si.
Veja outros exemplos:
o jantar --> substantivação do verbo jantar
o infeliz --> substantivação do adjetivo infeliz
um não --> substantivação do advérbio não