O trecho a seguir faz parte da apresentação de um livro que aborda a questão da pressa no mundo contemporâneo. Best-seller, já foi traduzido em várias línguas. No Brasil é identificado por este título: Devagar. Na apresentação contida na capa (na orelha do livro), há informações que antecipam assuntos trabalhados no percurso da obra.
A pressa é inimiga da perfeição
[...] percebendo o preço que pagamos pela velocidade implacável, [...] as pessoas estão reivindicando o tempo delas e querem desacelerar. Os italianos levantaram essa bandeira lançando o movimento do Slow Food, ativo em mais de 100 países, depois o Slow Sex, e capitaneiam uma proposta de reformulação urbana batizada de “cidades do bem viver”. Espanhóis retomam a tradição da siesta (hábito também preconizado por realizadores como Winston Churchill, John Kennedy, John Rockefeller e Johannes Brahms), aproveitando os efeitos produtivos de uma soneca agora oferecida por quatro euros nos salões de siesta de Barcelona. E os japoneses criaram o Clube da Preguiça [...]
Com dez capítulos abordando da comida à música, da criação de filhos à formação de universitários, da medicina às vantagens de trabalhar menos, do sexo ao repouso, este livro dá dicas para quem quer viver menos acelerado e estressado e, consequentemente, mais equilibrado, criativo, produtivo e saudável, descobrindo energia e eficiência onde menos espera. Com Devagar, Carl Honoré sinaliza, de forma lúcida e brilhante, que uma revolução está acontecendo e desafiando o culto da velocidade.
Honoré, Carl. Devagar. 3ª ed. –
Rio de Janeiro: Record, 2006.
A leitura desse texto revela uma das principais utilidades da língua, sobretudo na forma de expressão escrita:
A
transmissão de normas do poder estabelecido para os vários segmentos da sociedade.
B
instruções de pessoas mais evoluídas para aqueles que não tiveram o privilégio de experiências similares.
C
transmissão de experiências científicas para sociedades que ainda não adquiriram o estágio do desenvolvimento científico.
D
fazer circular pelo planeta descobertas que servem de exemplo para culturas que ainda estão em estado de inferioridade.
E
pôr em circulação ideias e formas de organização para consideração e debate nas mais distantes regiões do planeta.
Soluções para a tarefa
Respondido por
6
Resposta:
To fazendo essa prova agora do anglo parece ser A
Explicação:
zeniarthur:
tbm to man seh loko
Perguntas interessantes
Português,
7 meses atrás
Física,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Matemática,
8 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás