O trecho a seguir está presente no subtítulo ‘Escola hoje: contexto e desafios’:
“Educar fica reduzido a ensinar. Ensinar a instruir. Instruir a preparar para ter êxito em testes padronizados. Esse processo termina reduzindo a educação a questões meramente operacionais.”
Faça uma análise reflexiva deste trecho. Segundo as competências gerais da BNCC o processo educacional pode ser reduzido a questões operacionais?
Soluções para a tarefa
Não. Para o contexto de aprendizado atual, presente na Base Nacional Comum Curricular, de forma alguma o processo de aprendizado pode ser visto como meramente operacional.
Isso porque atualmente, a educação é vista como elemento diverso, que engloba uma grande variedade de elementos, sejam estes culturais, sociais, e até mesmo, históricos, envolvendo distintas habilidades e competências dos indivíduos.
Resposta:
Não.
Explicação:
Quando reduzimos o processo educacional em operacional deixamos de valorizar os conhecimentos construídos através da história por meio do exercício da curiosidade e investigação intelectual individual e coletiva, não exercendo a reflexão, a análise crítica, a imaginação e a criatividade, para investigar causas, elaborar e testar hipóteses, formular e resolver problemas e criar soluções com base em diversos conhecimentos. Assim como, também, deixamos de compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais e escolares, o que poderia produzir conhecimento, resolver problemas e exercer o protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva dos estudantes.
É preciso, para alcançar objetivos positivos na educação, valorizar a diversidade de saberes e vivências culturais e apropriar-se de conhecimentos e experiências que possibilitem aos estudantes entender as relações próprias entre a sociedade e a escola, fazendo parte da criação de bons comportamentos, tornando-os pessoas críticas, com liberdade de pensamento, e serem protagonistas de uma educação inclusiva e participativa.