História, perguntado por ClaudiaRebeca314, 11 meses atrás

O trecho a seguir é da ata redigida na conferencia de Berlim (1885). Leia o com atenção.

Querendo regular [...] as condições mais favoráveis ao desenvolvimento do comércio e da civilização em certas regiões da África, e assegurar a todos os povos as vantagens da livre navegação sobre os dois principiais rios africanos que se lançam no Oceano Atlântico; [...] e preocupados [...] com os meios de crescimento do bem-estar moral e material das populações aborígenes, resolveram sob convite que lhes enviou o Governo Imperial Alemão [...] reunir para este fim uma conferência em Berlim [...].
Os mesmos, munidos de plenos poderes [...], discutiam e adotaram:
1° Uma Declaração referente à liberdade do comércio na Bacia do Congo,[...];
2° Uma Declaração concernente ao tráfico dos escravos e às operações que, por terra ou por mar, forneçam escravos para tráfico. [...]
4° Uma Ata de Navegação do Congo [...];
5° Uma Ata de Navegação do Níger [...];
6° Uma Declaração introduzido [...] regras uniformes referentes às ocupações que poderão no futuro realizar-se nas costas do continente africano.[...]

(A) Quais foram os desdobramentos para os africanos das "fronteira s artificiais" estabelecidas pela Conferência de Berlim?

(B) Ao ler os tópicos referentes à ata assinada pelas nações europeias, fica claro o interesse dos países europeus na partilha e administração de áreas da África. Mas e em relação aos africanos? O que ficou decidido? Explique :)

Soluções para a tarefa

Respondido por elaynne354
332
a)As nações presente tinham o interesse de organizar a partilha da África.
b)Quando a África foi colonizada ela foi dividida em fronteira artificiais,ou seja de acordo com  interesses europeus,foram prejudiciais aos africanos por colocarem inimigos no território,gerando conflitos,acontecendo até os dias atuais.
Respondido por marigiorgiani
65

Resposta da A)

As nações presentes tinham o interesse de organizar a partilha da África.

O termo “Corrida da África” refere-se à ocupação desenfreada que o continente sofreu a partir, principalmente, da segunda metade do século XIX. As potências europeias passaram a promover a ocupação do continente de maneira sistemática, com esse processo alcançando o ápice durante a Conferência de Berlim, realizada em 1884 e 1885.

Durante esse processo de conquista, os países europeus justificavam sua ação por meio de um discurso civilizatório. Eles alegavam que a dominação do continente africano visava levar o modo de vida “desenvolvido” do ocidente, com o advento das tecnologias que haviam surgido. Além desse argumento, os europeus utilizaram a difusão do cristianismo como pretexto. No entanto, essas justificativas foram utilizadas para esconder o real interesse puramente econômico na região.

Resposta da B)

Quando a África foi colonizada ela foi dividida em fronteira artificiais,ou seja de acordo com  interesses europeus,foram prejudiciais aos africanos por colocarem inimigos no território, gerando conflitos que acontecem até os dias atuais.

França, Grã-Bretanha, Portugal, Alemanha, Bélgica, Itália, Espanha, Áustria-Hungria, Países Baixos, Dinamarca, Suécia e Noruega, Turquia e EUA assinaram a ata da Conferência de Berlim em 1885, com o objetivo de assegurar as vantagens de livre navegação e o livre comércio sobre os principais rios africanos que desaguam no Atlântico e delimitaram os novos territórios africanos para cada país. É necessário entender que os povos africanos não aceitaram de forma passiva, e é importante pensar esses povos como múltiplos, e múltiplas foram as suas reações, sejam elas favoráveis ou contrárias, as resistências à partilha da África foram diversas.

Continue estudando em https://brainly.com.br/tarefa/18064257

Anexos:
Perguntas interessantes