O Traumatismo Raquimedular, também chamado de Lesão Medular Traumática ocorre quando a medula espinhal é danificada e provoca alterações, temporárias ou permanentes, na função motora, na sensibilidade ou na função autonômica. O trauma na coluna vertebral pode resultar em uma lesão completa ou incompleta da medula, da cauda equina ou raízes dos nervos periféricos. Os seus acometimentos e sintomas dependem do nível da lesão. Marque V para as afirmações verdadeiras e F para as afirmações falsas.
* Síndrome de Brown-Sequard: hemissecção da medula espinhal. No mesmo lado da lesão (perda da sensibilidade, hiporreflexia e perda da propriocepção no nível da lesão), no lado oposto (perda da sensibilidade a dor e a temperatura abaixo do nível da lesão).
* Síndrome anterior da medula: lesão em flexão da região cervical e déficit no suprimento vascular da artéria espinhal anterior, perda da função motora, da sensibilidade a dor e da temperatura abaixo do nível da lesão.
*Síndrome centro medular: hiperextensão da região cervical, estreitamento congênito ou degenerativo do canal espinhal, envolvimento maior dos MMSS. Preservação da função sexual, intestinal e vesical.
*Síndrome posterior da medula: extremamente rara (compressão por tumor ou infarto da artéria espinhal posterior), preservação da função motora, sensação de dor e toque leve. Perda da propriocepção abaixo do nível da lesão.
* Lesão da cauda equina: são lesões de nervos periféricos (neurônios motores inferiores), com a mesma capacidade de se regenerar como outros nervos periféricos do corpo, mas o retorno completo da inervação não é comum.
Sobre o quadro clínico do Traumatismo Raquimedular, assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
Escolha uma:
b. V – V – V – V – V. Correto
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
??? isso e uma afirmação?
jejesmak:
é a resposta da pergunta
Perguntas interessantes