O traumatismo da viagem é tamanho que, mal desembarcavam no Caribe, os “pretos novos” querem fugir. Os colonos, que compreendem isso, tentam amortecer o choque e aclimatam o escravo antes de botá-lo na oficina. Mas o desespero dos negros é tal que eles preferem se mutilar, se estrangular, do que tentar matar seu dono. (Marc Ferro, História das colonizações – Das conquistas às independências – século XIII a XX, 1996) O trecho trata:
a) da alta produtividade do trabalho compulsório.
b) da rápida adaptação ao trabalho dos escravos africanos.
c) de mecanismos de resistências à escravidão.
d) dos pequenos lucros derivados do tráfico negreiro.
Soluções para a tarefa
Resposta: A resposta é a letra :
[ c ) do mecanismo de resistências à escravidão.
Explicação:
Pois, o trecho diz ( " O desespero dos negros é tal que eles preferem se mutilar, se estrangular, do que tentar matar seu dono " ). => Isso demonstra resistência .
Do que tentar matar seu dono => Isso demonstra que alguém manda e/ ou comanda os negros. Ou seja, são escravos.
É correta a alternativa C, já que o texto descreve como as pessoas escravizadas que chegavam ao "Novo Mundo" (neste caso, no Caribe, na América Central) tentavam de diferentes modos escapar desta terrível situação, sendo todas estas iniciativas lutas dos próprios escravizados contra a escravidão.
Estas lutas seguiriam pelos séculos seguintes, nunca tendo deixado de existir dentre as pessoas escravizadas o sonho da liberdade e o espírito de luta contra uma situação que feria as suas próprias dignidades como pessoa. Tais eventos seguiram até a abolição total da prática, e marcam até hoje simbolicamente a cultura dos afrodescendentes nas Américas por meio de símbolos como Zumbi dos Palmares.
Mais sobre o tema em:
https://brainly.com.br/tarefa/22775727