O tratamento dado às mulheres pelo Código Napoleônico estava em harmonia com o que pensava Jean-Jacques Rousseau, um dos pensadores influentes na França naquele período. Leia a seguir um trecho da obra desse iluminista. Assim, toda educação das mulheres deve ser relativa aos homens. Agradar-lhes, ser-lhes útil, fazer-se amar e honrar por eles, educá-los quando jovens, cuidar deles quando grandes, aconselhá-los, consolá-los, tornar suas vidas agradáveis e doces: eis os deveres da mulher em todos os tempos e o que lhes deve ser ensinado desde a infância. [...] faz com que gostem de seu sexo, que sejam honestas, que saibam cuidar de seu lar, ocupar-se com sua casa; [...] a obediência que deve ao seu marido, a ternura e os cuidados que deve a seus filhos, são consequências tão naturais e tão sensíveis de sua condição. ROUSSEAU, Jean-Jacques. Emílio ou Da Educação. Tradução Roberto Leal Ferreira. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1999. p. 502. Reflita: Esse entendimento defendido por Rousseau ainda se faz presente nos dias de hoje?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Sim, mais muito pouco. As mulheres estão conseguindo seus direitos a cada dia, mas mesmo tendo todos seus direitos algumas sofrem abusos, na maioria das vezes por seus maridos.
Explicação: não sei c está certo mais espero ter ajudado
Resposta:
De acordo com o trecho, a educação e a própria existência da mulher só faziam sentido se estivessem a serviço dos homens e sujeitas a eles.
É importante ouvir a percepção dos alunos sobre o tema, mas fique atento a qualquer reprodução de machismo entre alunos e alunas. É importante destacar que o entendimento adotado por Rousseau não encontra eco legal nem entre a população brasileira em nossos dias. Se julgar pertinente, mencione a Constituição Federal de 1988, artigo 5o , I. Em um primeiro momento, peça aos alunos que citem exemplos das mulheres que vivem com eles. Depois, para extrapolar o senso comum, é aconselhável buscar dados que ampliem o olhar para além da realidade mais próxima, tornando-o um exercício de maior abrangência. O IBGE
Explicação: