O Tratado de Paris estabeleceu a independência dos Estados Unidos em 1783. A partir de então, os Estados Unidos puderam se estabilizar (economicamente e politicamente), iniciando um processo de expansão territorial que chegaria até o Oceano Pacífico em menos de um século. O país das treze ex-colônias britânicas atingiu a marca dos cinquenta estados, incorporados à medida que a expansão para o Oeste seguia seu curso, como demonstra o mapa a seguir:
Quais os fatores explicam a expansão territorial norte-americana?
Escolha uma:
a. O fim da Guerra de Secessão (1861-1865), que unificou o país e possibilitou que os povos do Norte e do Sul somassem esforços para a conquista do Oeste e de territórios da França e da Rússia.
b. A doutrina Monroe, que baseava-se no princípio de "América para os americanos", e o Destino Manifesto, que apregoava a predestinação divina dos EUA para empreender um processo civilizatório levando o progresso e o desenvolvimento econômico, sobretudo na América.
c. O apoio da França, que, buscando minimizar a hegemonia inglesa na América, abdicou-se de seus planos imperialistas para apoiar os EUA, visto com mais potencial de fazer frente ao poderio inglês
d. A guerra contra as populações indígenas, que iniciaram um movimento pela criação de uma república indígena na América do Norte.
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
B
Explicação:
B - A doutrina Monroe, que baseava-se no princípio de "América para os americanos", e o Destino Manifesto, que apregoava a predestinação divina dos EUA para empreender um processo civilizatório levando o progresso e o desenvolvimento econômico, sobretudo na América.
Perguntas interessantes
Matemática,
9 meses atrás
Biologia,
9 meses atrás
História,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Química,
1 ano atrás