Pedagogia, perguntado por beneditopierami75, 8 meses atrás

O Transtorno de Défict de Atenção/Hiperatividade (TDAH) é um transtorno específico do desenvolvimento que vem sendo amplamente discutido diante do aumento de diagnósticos e consequentemente do consumo de medicamentos como uma das formas de tratamento. Por ser um transtorno grave e que compromete significativamente o desempenho escolar, merece investigação e reflexão dos envolvidos no processo.

Sobre essa temática, leia as afirmações abaixo.

I. Todo comportamento hiperativo apresentado pela criança é considerado TDAH.
II. O transtorno é multifatorial e crônico com grande impacto no indivíduo e na sua família, comprometendo seu aprendizado e seus relacionamentos sociais.
III. Alguns sintomas podem estar associados ao transtorno e permanecem no decorrer da vida, como a dislexia, desorientação espacial e geográfica, esquecimentos e humor instável.
IV. O transtorno apresenta características específicas, não se confundindo com outras patologias.

É correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.

Alternativa 2:
II e III, apenas.

Alternativa 3:
I, II e IV, apenas.

Alternativa 4:
I, III e IV, apenas.

Alternativa 5:
I, II, III e IV.

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
2

Resposta:

Alternativa correta: II e III

Explicação:

A questão I está incorreta porque "a hiperatividade infantil é um comportamento normal e que, (...) passa a ser considerado um problema quando a frequência aumenta, comparando com outras crianças da mesma faixa etária, destoando dos demais e sendo caracterizado como transtorno". (Livro p. 142). Portanto, nem todo comportamento hiperativo apresentado pela criança é considerado TDAH.

A questão IV está incorreta porque "é preciso chamar a atenção para o número crescente de crianças diagnosticadas erroneamente com o transtorno e fazendo uso de medicamentos. Assim, é de fundamental importância que essas crianças sejam avaliadas de forma adequada , para que não sejam diagnosticadas de forma precoce, pois muitas outras patologias podem ser confundidas com o transtorno". (p.141)

Para saber mais, livro pág. 140-147

Perguntas interessantes