O transporte passivo é o transporte de eletrólitos ou de não-eletrólitos através da membrana plasmática de maneira espontânea, sem gasto de energia (ATP), a favor de um gradiente de potenciais eletroquímicos ou de concentrações, sendo que o fluxo de transporte passivo aumenta com a concentração do substrato. KAMEI, M. C. Biologia e Bioquímica Humana. Maringá: Unicesumar, 2018. Sobre o transporte passivo, avalie as preposições a seguir, bem como a relação proposta entre elas. Após, assinale a alternativa correta: I. A difusão pode ocorrer pela bicamada lipídica ou por meio de proteínas transportadoras. Poucas moléculas conseguem fluir livremente por meio da membrana lipídica. PORQUE, II. Na difusão facilitada, a molécula atravessa a membrana através da bicamada lipídica o processo é denominado de difusão passiva. Sobre as asserções, assinale a alternativa correta
Soluções para a tarefa
Resposta:
A primeira asserção é uma proposição verdadeira, e a segunda, uma proposição falsa, embora esteja relacionada com a primeira asserção.
Explicação:
Difusão
O transporte passivo de solutos ocorre do meio hipertônico para o meio hipotônico, até que os meios se tornem isotônico. Esse mecanismo é chamado de difusão.
A difusão pode ocorrer pela bicamada lipídica
ou por meio de proteínas transportadoras. Poucas
moléculas conseguem fluir por meio da bicamada
lipídica, entre elas estão moléculas hidrofóbicas pequenas como benzeno; gases como o CO2, N2 e O2 e moléculas pequenas polares e sem carga como etanol, ureia e, em uma taxa pequena, a própria molécula de água (a osmose pode ser caracterizada como um processo de difusão). Quando uma molécula atravessa a membrana através da bicamada lipídica o processo é denominado de difusão passiva. Entretanto, a passagem de moléculas maiores polares como a glicose; moléculas com cargas como aminoácidos, ATP; e íons como Na2+, Ca2+, Mg2+, Cl-, requerem a presença de proteínas transportadoras para atravessar a membrana, neste caso, o transporte é denominado de difusão facilitada.