O transporte ferroviário no Brasil, da segunda metade do século XIX ao início do século XX, mereceu prioritariamente o interesse estatal e particular. As condições históricas relacionadas com a ampliação da rede em ritmo crescente foram Origem: UNESP
Soluções para a tarefa
A expansão da cafeicultura, principalmente em São Paulo, e o escoamento da produção para o exterior.
Alternativa correta: (A)
O contexto histórico relacionado à ampliação da rede de transporte ferroviário no Brasil deve-se a expansão da cafeicultura, principalmente em São Paulo, e o escoamento da produção para o exterior. Alternativa A.
O café brasileiro sempre foi apreciado no exterior, pois se considerava que o clima favorável encontrado em terras nacionais tornava o sabor do chamado ouro negro mais aprazível, desse modo sua produção sempre foi requisitada.
Porém, a concentração de culturas estava no interior paulista, pois a terra de coloração avermelhada favorecia o sucesso do plantio à colheita, desse modo para haver o escoamento da produção era necessária uma estrutura eficiente, e naquele momento só seria possível por meio de uma malha ferroviária.
Foi então que em 1854, através das medidas de industrialização promulgadas pelo império, o Barão de Mauá, ou, Irineu Evangelista de Souza, inaugura a primeira estrada de ferro, de interligação entre a cidade do Rio de Janeiro e Petrópolis.
Aprenda mais: https://brainly.com.br/tarefa/39559532
Bons estudos!