O transporte de modo geral é uma das atividades mais custosas quando falamos em custos logísticos, por isso o estudo dos modais de transporte deve ser constante pelos gestores logísticos. Indiferente do modal utilizado (aéreo, fluvial, marítimo, ferroviário, rodoviário ou dutoviário), algumas recomendações se aplicam a todos e devem ser colocadas em práticas pelos gestores.
Soluções para a tarefa
Resposta: II, III e IV
II. Conhecimentos específicos sobre os tipos de veículos e das rotas (roteirização) a serem utilizados são primordiais para a tomada de decisão quando se fala de gestão de transportes.
III. Quando se fala em modal rodoviário, deve-se ter conhecimento que algumas regiões, em especial as urbanas, podem apresentar restrições de circulação, limitando o tráfego em determinados horários e/ou tipos de veículos.
IV. Independente do modal escolhido é importante observar se há a maximização da carga transportada, evitando a subutilização de veículos, isto é, evitando que circulem vazios ou abaixo de sua capacidade de transporte.
Explicação: afirmativa II, assim como a III são verdadeiras, pois independente do modal de transporte escolhido para realizar um trajeto, conhecer tecnicamente o tipo de veículo, a rota escolhida e se há restrições no caminho (seja de circulação, horário e etc.) é primordial para que haja um planejamento efetivo do transporte. A afirmativa IV também é verdadeira, pois deve-se observar se o veículo (independente do modal) está sendo utilizado em sua capacidade total para evitar que haja desperdício de espaço, ou subutilização deles.