O transporte de mercadorias é um elemento fundamental na construção do espaço geográfico dos países. Historicamente, na maior parte dos países industrializados, o processo de modernização privilegiou as ferrovias e o transporte hidroviário. No Brasil, ao contrário, privilegiou-se o transporte rodoviário, o que se reflete no preço de matérias-primas e mercadorias. Entre as afirmativas abaixo, assinale aquela que NÃO representa as transformações na rede de transportes no Brasil.
O processo de industrialização renovou a rede de transporte ferroviário com a ampliação da malha ferroviária e a introdução de trens modernos.
O Estado, durante o processo de industrialização, encampou as ferrovias que tinham se tornado deficitárias, e, nos anos 90 do século XX, privatizou parte da malha ferroviária.
A opção pelo modelo rodoviário coincidiu com a criação da Petrobrás e com o desenvolvimento da indústria automobilística.
O sistema hidroviário brasileiro, apesar de subutilizado, tem recebido investimentos governamentais para possibilitar o escoamento da produção agrícola.
As ferrovias representaram o transporte típico da economia cafeeira agroexportadora, o que aparece no traçado do interior em direção ao litoral.
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
Resposta:
a) O processo de industrialização renovou a rede de transporte ferroviário com a ampliação da malha ferroviária e a introdução de trens modernos.
Perguntas interessantes
Geografia,
4 meses atrás
História,
4 meses atrás
Português,
6 meses atrás
História,
6 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás