O translado do governo português para o Brasil (1806) decorreu, entre outros fatores:
A)da ameaça de destruição da Monarquia em Portugal pela Espanha de Fernando VII;
B)da fuga de D. João à Revolução Constitucionalista do Porto;
C)da necessidade de manter a sobrevivência do Sistema Colonial;
D)do conflito entre a Inglaterra e o expansionismo napoleônico.
E)das imposições do Tratado de Methuen sobre Portugal;
Soluções para a tarefa
É correta a alternativa D. No período, a França (governada por Napoleão) e a Inglaterra viviam em situação de guerra constante, tendo Napoleão buscado isolar a Inglaterra economicamente para que o país eventualmente não tivesse mais condições de combater e se rendesse.
Como Portugal era aliado da Inglaterra, recusou-se a aceitar as exigências de Napoleão (de não mais negociar com ingleses, por exemplo) e com isto o país se tornou inimigo da França. Buscando impedir que Napoleão fizesse em Portugal o mesmo que havia feito na Espanha (tomando o controle da Monarquia local), os monarcas portugueses se transferem para o Brasil, de onde poderiam continuar a luta.
A transferência do governo português para o Brasil ocorreu por causa do conflito entre Inglaterra e expansionismo napoleônico (alternativa D).
Napoleão Bonaparte, Inglaterra e Portugal
Durante o período napoleônico, a Inglaterra, que se opunha ao governo de Napoleão, passou por um bloqueio continental. Ou seja, nenhum país que mantivesse relações diplomáticas e econômicas, ou que estivesse sob domínio da França, podia comercializar com a Inglaterra.
Portugal, no entanto, manteve os laços comerciais e diplomáticos com a Inglaterra, o que levou à uma ameaça de invasão por parte de Napoleão. Com receio da ameaça, a corte portuguesa foi transferida para o Brasil.
Leia mais sobre o período napoleônico em: https://brainly.com.br/tarefa/248610