O transformadores ideais partem do princípio de que não há perdas envolvidas no processo de transformação de potência. Infelizmente, essa situação não representa o caso real e, portanto, qualquer modelo exato de um transformador deve levar em consideração todos as perdas envolvidas na sua operação Analise as afirmações referentes às perdas em um transformador real e em seguida assinale a alternativa que contém apenas afirmações verdadeiras: I - As perdas nos enrolamentos são as perdas devido ao efeito Joule nos enrolamentos primário e secundário do transformador. II - O chamado fluxo disperso é o fluxo que contribui para a indução de tensão no enrolamento secundário. III - As perdas por histerese correspondem à energia necessária para a orientação dos domínios magnéticos durante o processo de magnetização do núcleo do transformador. IV – As perdas por correntes parasitas são as perdas devidas ao aquecimento gerado pelas correntes induzidas nos enrolamentos do transformador em razão do fluxo magnético que circula pelo núcleo. V – A potência fornecida ao primário é a mesma absorvida pelo secundário menos a potência perdida durante a operação do transformador. Escolha uma: a. Apenas as afirmações I, III e V estão corretas. b. Apenas as afirmações I, III, IV e V estão corretas. c. Apenas as afirmações II, III, IV e V estão corretas. d. Apenas as afirmações I, III, IV e V estão corretas. e. Apenas as afirmações I, II e III estão corretas.
Soluções para a tarefa
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
Olá!
Analisando:
I - As perdas nos enrolamentos são as perdas devido ao efeito Joule nos enrolamentos primário e secundário do transformador.
Correta.
II - O chamado fluxo disperso é o fluxo que contribui para a indução de tensão no enrolamento secundário.
Incorreta. O fluxo disperso é composto pelas linhas que "escapam" pelo espaço em volta do núcleo.
III - As perdas por histerese correspondem à energia necessária para a orientação dos domínios magnéticos durante o processo de magnetização do núcleo do transformador.
Correta.
IV – As perdas por correntes parasitas são as perdas devidas ao aquecimento gerado pelas correntes induzidas nos enrolamentos do transformador em razão do fluxo magnético que circula pelo núcleo.
Incorreta. São as perdas decorrentes da corrente elétrica induzida dentro de um material condutor, quando este material está em um campo magnético variável (que se deve à lei de indução de Faraday).
V – A potência fornecida ao primário é a mesma absorvida pelo secundário menos a potência perdida durante a operação do transformador.
Correta.
RESPOSTA: a. Apenas as afirmações I, III e V estão corretas.
Bons estudos!