Pedagogia, perguntado por nanadd, 5 meses atrás

O traço geral da produção teológica latino-americana é o seu conservadorismo, triunfando uma tendência para a minimização do estudo teológico e para supervalorização da fé pessoal, com uma mentalidade de radical separação entre Igreja e mundo, entre fé e política, entre Cristo e cultura. Nas quatro primeiras décadas, prevaleceu o espírito da polêmica com o catolicismo, o que condicionou tremendamente a teologia. Só nos anos 60, alguns poucos teólogos se preocuparam em fazer uma teologia interessada em responder aos problemas do homem do seu tempo, mas essa vertente acabou sufocada.

AZEVEDO, Israel Belo de; História da Igreja II. Graduação – EAD. Maringá-PR: UniCesumar, 2018.

Sobre os desenvolvimentos históricos da teologia protestante latino-americana no século XX, assinale a alternativa correta:
Alternativas
Alternativa 1:
A inclusão do ensino da religião católica no currículo escolar da Argentina gerou uma forte reação da parte dos protestantes, visto que não eram resguardados os direitos dos pais que se opusessem. O presidente Perón foi pressionado, e persuadiu o Congresso a revogar o dispositivo e suprimir o ensino religioso nas escolas oficiais, podendo, dessa forma, evitar a sua deposição.

Alternativa 2:
Até os anos 40, as relações entre protestantes e católicos se caracterizaram por uma forte hostilidade, a qual nunca cessou por completo, vide o prosseguimento da luta apologética. A cooperação entre os dois corpos cristãos em grande escala só viria na forma de sua oposição mútua ao positivismo liberal, uma ameaça tanto ao monolitismo católico quanto à fé protestante.

Alternativa 3:
Gonzalo Báez-Camargo apontou quatro tarefas essenciais para o protestantismo latino-americano: (1) abrir a Palavra de Deus ao povo comum, (2) demonstrar um cristianismo apegado à sinceridade e simplicidade da Igreja Primitiva, (3) preocupar-se com a conversão dos índios e (4) tornar-se a religião da maioria na América Latina para a sua reconstrução moral e espiritual.

Alternativa 4:
Houve polêmicas acirradas sobre o tema do atraso da América Latina. De um lado, o polemista Eduardo Carlos Pereira dizia que o destino eterno do homem e o temporal da sociedade era a adoção do protestantismo. De outro, o jesuíta Leonel França dizia que a decadência social e política da sociedade nasce da revolução e apostasia dos princípios católicos.

Alternativa 5:
Numa primeira fase, os missionários foram sozinhos os pregadores, professores e teólogos, encarregando-se de toda a produção teológica. Apenas mais tarde, com a redução do controle destes sobre instituições teológicas e editoras, foi possível excluir por completo a presença de sua ?teologia da redoma?, negadora do mundo e afirmadora de um ?Cristo contra a cultura?.

Soluções para a tarefa

Respondido por hleoalmeida
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Resposta:

Alternativa 5:

Numa primeira fase, os missionários foram sozinhos os pregadores, professores e teólogos, encarregando-se de toda a produção teológica. Apenas mais tarde, com a redução do controle destes sobre instituições teológicas e editoras, foi possível excluir por completo a presença de sua ?teologia da redoma?, negadora do mundo e afirmadora de um ?Cristo contra a cultura?.

Explicação:

Livro pág. 257.


deanginho: discordo a resposta correta é alternativa 1, página 261 do livro da disciplina.
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