O trabalho, nas diferentes épocas históricas, tem assumido conceitos e importâncias distintas. Vale pontuar que a palavra trabalho, como a conhecemos hoje, é fruto da modernidade; também a forma como nós o conhecemos, colocamos em prática e o temos no centro da vida individual e social é resultante de concepções que emergiram no processo de Revolução Industrial, fazendo com que, a partir de então, as sociedades fossem conceituadas como “sociedades do trabalho”. (CALEGARI-FALCO; FRANCHETTI, 2009, p. 119).
Referência:
CALEGARI-FALCO, Aparecida Meire; FRANCHETTI, Claudinéa Justino. O trabalho na sociedade capitalista. In: CALEGARI-FALCO, Aparecida Meire (org.). Sociologia da Educação: múltiplos olhares. 2 ed. Maringá: Eduem, 2009. p. 119-132.
A respeito do excerto acima, avalie as afirmações a seguir.
I. Com as inovações tecnológicas que desencadearam o processo de expansão industrial na Europa, o sistema capitalista foi consolidado com a produção de mercadorias em massa, o estabelecimento de relações sociais vinculadas à propriedade e ao dinheiro e a adesão ao princípio da livre concorrência pelo comércio e pela indústria.
II. Karl Marx analisou o trabalho na sociedade capitalista e defendeu a tese de que o trabalhador assalariado, ao vender sua força de trabalho para garantir a sobrevivência a partir de uma tarefa mecanizada e compartimentada aliena a si próprio, distanciando-se da natureza e das atividades criativas que o tornam humano.
III. Na sociedade capitalista, o salário de um operário não equivale à quantidade de horas por ele trabalhadas. Nas horas que trabalha a mais, o que produz se transforma em excedente e é apropriado pelo patrão, que o converte em capital. A esse processo Marx deu no nome de mais-valia.
Está correto o que se afirma em:
a) I, apenas.
b) II, apenas.
c) I e II, apenas.
d) II e III, apenas.
selmarodrigues3:
não tem a letra E
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Pela leitura relacionada ao trecho do texto e alternativas. Acredito que a reposta certa é a letra C
Perguntas interessantes