O trabalho em saúde apresenta suas peculiaridades, pois seu produto final não se trata de um objeto que pode ser fabricado em larga escala, e sim algo que não é mensurado, a saúde, pois se trata de uma junção de vários fatores (emocionais, biológicos, econômicos, entre outros). Portanto, articular os vários profissionais e programas de saúde, com o objetivo de atuarem em conjunto, é imprescindível para se obter uma eficaz e rápida recuperação da pessoa.
A. Supondo que você seja o profissional desta unidade de saúde, qual seria sua conduta para ajudar a Dona Margarida a recuperar sua saúde?
B. Pensando na equipe de atenção básica e nos serviços disponíveis na sua rede de atenção, qual seria o fluxo de encaminhamentos que você pensaria para essa paciente?
Soluções para a tarefa
Resposta:
A. Primeiramente, uma equipe faria uma visita domiciliar à Dona Margarida para conhecer a real situação de sua saúde e, posteriormente, levar as informações coletadas para a equipe de atenção básica da Unidade de saúde. Assim, com os dados obtidos, é realizada uma nova visita domiciliar com mais profissionais de saúde e, entre eles, o médico da saúde da família, para continuidade ao atendimento: realização do primeiro diagnóstico e agendamento de atendimento psicológico.
B. Caso a equipe de saúde não conseguisse resolver o problema, poderia ainda contar com o apoio matricial, o NASF e entrar em contato com o Centro de Referência de Serviço Social para, em conjunto, estruturar um Projeto Terapêutico Singular para a Dona Margarida, pois ela está com vários problemas de saúde que a deixam em uma situação complexa em relação à sua saúde.
Explicação: