O trabalho do pedagogo requer muita atenção, pois a criança, às vezes, não consegue expressar seus medos, anseios, limitações etc. Assim, você, durante uma aula, percebeu que uma criança está retraída, com medo de se mostrar e apresentar, pois sente vergonha de se expressar perante a turma. Portanto, é sua responsabilidade intervir para auxiliá-la. Como proceder em relação a ela? Para realizar este desafio, você deverá escolher uma forma de intervenção para ajudar essa criança, justificar a sua escolha e apresentar os resultados. Escreva sua resposta no campo abaixo:
Soluções para a tarefa
Resposta:
Padrão de resposta esperado
Intervenções:
Se o educador perceber esse tipo de fragilidade em uma ou mais crianças, é importante, primeiramente, que ele procure entender o motivo que a levou a ter medo de se expressar perante a turma, se ela sofreu algum trauma, bullying etc. Normalmente, a família da criança ou a própria criança apontam a causa de tal medo. Feito o diagnóstico, é importante trabalhar as causas, tais como baixa autoestima, timidez, medo de ser exposta, em decorrência de alguma característica física ou psíquica. Caso se trate de problemas relacionados à autoestima ou ao bullying, é preciso propor atividades que visem melhorar a autoestima da criança, para que ela saiba se defender contra o preconceito e se aceitar. Mas caso seja timidez, pode-se levar atividades que a auxiliem a se desinibir perante os colegas.
Justificativa:
É possível desenvolver atividades de diagnóstico e propostas de ações que trabalhem a dificuldade da criança, pois nem sempre ela conseguirá falar o que sente ou saberá lidar com o problema. Assim, cabe ao educador observá-la e entender a sua fragilidade, para tentar sanar as dificuldades, a partir de atividades que não a isolem ou discriminem frente aos colegas.
Resultados Esperados:
O resultado é o tratamento adequado à fragilidade da criança e o seu empoderamento, para que ela aprenda a lidar com seus próprios medos.
A primeira linguagem desenvolvida pela criança é a corporal. No entanto, ela encontra-se em um mundo que fala e, dessa maneira, é preciso auxiliá-la a desenvolver esta habilidade. Sendo assim, seu desafio é escolher duas atividades pedagógicas que envolvem o trabalho com a oralidade em sala de aula. Em seguida, justifique sua escolha e apresente os resultados.
PADRÃO DE RESPOSTA ESPERADO
Várias atividades com a oralidade podem ser aplicadas em sala de aula, tais como contação de histórias, rodas de conversa, teatro, continue a história, fantoche, caixa de histórias, reconto, poesia, narrativas, músicas etc.
Essas atividades ajudam a criança a desenvolver sua expressividade e a aprimorar as seguintes habilidades: clareza, organização do pensamento, vocabulário, adequação da fala às várias situações/contextos comunicativos. Espera-se que essas atividades auxiliem a criança a expressar o que sente e o que pensa através da fala, de forma clara e eficiente.
Resposta:
Explicação: