O trabalho do historiador é semelhante ao do detetive. Ao investigar um caso, o detetive usa os vestígios deixados pelos envolvidos, como, por exemplo, um fio de cabelo, um brinco, uma lata vazia… o historiador age da mesma forma: utiliza todos os vestígios ou pistas disponíveis para construir um conhecimento sobre a História. Os vestígios (escritos, imagens, objetos, etc) produzidos pelo homem na sua passagem pela Terra são chamados de fontes históricas.
As fontes históricas podem ser escritas, visuais, orais e da cultura material. Cédulas de identidade, diários, leis são exemplos de fontes escritas. Em resumo, as fontes escritas são aquelas que você interpreta lendo.
Por sua vez, fotografias, pinturas, desenhos, cartões-postais são exemplos de fontes visuais. Para facilitar, dizemos que fontes visuais são aquelas que interpretamos fazendo observações.
Cantigas, lendas e entrevistas são exemplos de fontes orais. Nas sociedades que não usam a escrita, é quase sempre pelos mais velhos que os mais novos ficam sabendo da História. As lembranças dos mais velhos são, portanto, uma fonte para o conhecimento da História. Resumindo, fontes orais são aquelas que ouvimos.
Já os brinquedos, móveis, vestimentas são objetos da cultura material de um grupo ou povo e também são importantes fontes históricas. Como o próprio nome indica, fontes materiais são objetos pertencentes à cultura de um povo.
1 - O texto compara o trabalho do historiador ao trabalho de um detetive. Por quê? *
2 - De acordo com o texto, o que são fontes históricas? *
Soluções para a tarefa
Respondido por
19
Resposta:
leia a explicação
Explicação:
por que o detetive e o historiador,procuram vestígios para achar alguém ou algo.
Respondido por
1
Resposta:
...
Explicação:
A Do carinha tá errada pois a pergunta é "O que são fontes Históricas "ń oq a semelhante...
Perguntas interessantes
Português,
7 meses atrás
Inglês,
7 meses atrás
Ed. Técnica,
7 meses atrás
História,
9 meses atrás
Português,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás