"O trabalho com jogos, com brincadeiras e com linguagens artísticas pode ser o caminho para a construção do conhecimento da criança na fase pré escolar. É preciso resgatar os jogos simbólicos, os jogos regrados, as atividades de recreação etc., tanto com as suas manifestações verbais, para que a linguagem verbal e socializada possa se transformar em um verdadeiro instrumento do pensamento" (CÓRIA-SÁBINI; LUCENA, 2004, p. 10).
CÓRIA-SÁBINI, M. A.; LUCENA, R. F. Jogos e brincadeiras na educação infantil. Campinas, SP: Papirus, 2004.
Considerando a importância da ludicidade no desenvolvimento da criança, analise as afirmativas e considere (V) para verdadeiro e (F) para falso.
I. Quando a criança brinca de faz de conta ela estrutura sozinha sua atividade; diferente de atividades nas quais exigem regras onde é necessária a figura de um mediador.
II. Para Vygotsky o brincar oportuniza a criança passar da relação exata entre o objeto concreto e o seu significado, criando possibilidades de utilizar o objeto desprendido de seu significado.
III. Quando fala sobre a brincadeira e o jogo, Vygotshy enfatiza a sua importância no processo de desenvolvimento das funções psíquicas superiores, destacando que estes podem ser utilizados na zona de desenvolvimento proximal.
As afirmações I, II e III são, respectivamente:
Alternativas
Alternativa 1:
V, F, V.
Alternativa 2:
V, V, V.
Alternativa 3:
F, F, V.
Alternativa 4:
F, V, V.
Alternativa 5:
V, V, F.
Soluções para a tarefa
Resposta:
alternativa 1
Explicação:
Quando a criança brinca de faz de conta ela estrutura sozinha sua atividade; diferente de atividades nas quais exigem regras onde é necessária a figura de um mediador.
Quando fala sobre a brincadeira e o jogo, Vygotshy enfatiza a sua importância no processo de desenvolvimento das funções psíquicas superiores, destacando que estes podem ser utilizados na zona de desenvolvimento proximal.
Sobre a importância da ludicidade no desenvolvimento da criança, podemos dizer que as afirmativas apresentam a seguinte sequência V, F, V. Alternativa 1.
Segundo o psicólogo, criador da psicologia cultural-histórica e pioneiro nos estudos sobre a importância das interações sociais, Lev Semionovitch Vigotsky 1896-1934, ou apenas, Vigotsky, o brincar é uma atividade humana criadora.
Entendemos portanto, que é na brincadeira que se cria um ambiente propício de desenvolvimento da imaginação e fantasia, misturados a realidade, de forma que esta interação, promove a construção de relações sociais com outras crianças e/ou adultos.
Deste modo, o ato de brincar é mais do que uma atividade corriqueira e sem importância; o ato de brincar na infância, estabelece meios da criação de conexões duradouras na vida dos individuos.
Aprenda mais sobre assuntos relacionados:
https://brainly.com.br/tarefa/22860596
Bons estudos!