O trabalho com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) leva em consideração a realidade do educando, suas experiências, opiniões e sua história de vida. Nesse sentido, educador e educando mantém uma relação, segundo Paulo Freire, dialógica. Desse modo, a alfabetização ocorre para além do campo cognitivo. Ela deve acontecer, também, nos âmbitos social, cultural e político.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 2005.
Sobre esse assunto, leia as afirmativas a seguir:
I. A descrença da possibilidade de intervenção na realidade é alimentada pelas cartilhas e manuais escolares, que colocam homens e mulheres como observadores passivos.
II. Segundo os estudos de Paulo Freire, a visão ingênua que os indivíduos têm da realidade, torna-os submissos, na medida em que, não sabendo que podem transformá-la, sujeitam-se a ela.
III. O pensamento de Paulo Freire rompeu com a relação cristalizadora de dominação, buscando pensar a realidade dentro do universo do educando, considerando assim, a linguagem e a história da coletividade.
IV. A partir do sistema de ensino desenvolvido por Paulo Freire, educador e educando interagem, podendo, assim, criar novos métodos de aprendizagem por meio dos quais o alfabetizador trabalha o conteúdo a ser ensinado.
Está correto o que se afirma em:
Alternativas
Alternativa 1:
I e II, apenas.
Alternativa 2:
II e III, apenas.
Alternativa 3:
I, II e III, apenas.
Alternativa 4:
II, III e IV, apenas.
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Soluções para a tarefa
Alternativa 5: I, II, III e IV.
O assunto abordado é o Ensino de Jovens e Adultos (EJA) que é uma modalidade de ensino que não é realizada somente para quem não concluiu o ensino regular no tempo estabelecido. Não existe uma separação para entrar no EJA.
Sobre essa modalidade de ensino, vale destacar que um dos temas tratados é a inclusão social por meio de debates. Além de que no EJA existe um 'aproveitamento' dos conhecimentos adquiridos de maneira informal pelos alunos que é realizado por meio de exames.
Para garantir a gratuidade dessa clientela, avalia-se a sua condição de vida bem como o seu trabalho.
Abraços!
Resposta:
Alternativa 5:
I, II, III e IV.
Explicação:
Nesse sentido, educador e educando mantém uma relação, segundo Paulo Freire, dialógica. Desse modo, a alfabetização ocorre para além do campo cognitivo. Ela deve acontecer, também, nos âmbitos social, cultural e político.
Espero ter ajudado :)