O trabalhador, sob a regência do modelo flexível, aparece como o agente responsável pelas mudanças, aparece como ser autônomo que controla seu próprio tempo e desenvolve maneiras próprias de realizar suas atividades, ou seja, o controle parece ter saído das mãos da gerência e da maquinaria para voltar às mãos de quem realiza o trabalho. Sobre a maneira como o capitalismo se desenvolve, analise as asserções e a relação proposta entre elas: I. O capitalismo continua desenvolvendo novas estratégias de pilhagem e controle do acesso ao "fundo humano" de conhecimento através das "sociedades em rede", de cristalização o conhecimento, monopolização e apropriação privada do conhecimento e da produção científico e tecnológica. SENDO QUE II. Apesar das especulações sobre o presente e o futuro do trabalho na "sociedade da informação", ou mesmo sobre a existência da relação dominados e dominantes, é preciso compreender que esta sociedade está sob a regência do capitalismo e de suas contradições em suas formas e lógicas reprodutivas para que continue o mesmo. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Soluções para a tarefa
O sistema capitalista se mostra evidente através das lógicas reprodutivas as quais prezam pelo lucro, através da força de trabalho do trabalhador, mas que ainda mantém as desigualdades sociais. Ambas as assertivas estão corretas, e a II justifica a I.
Lógica Capitalista
O capitalismo é o sistema político econômico vigente há alguns anos, estando alinhado com o monopólio, assim como a apropriação privada, proporcionando uma relação de dominação e dominantes. Além disso, evidencia contradições, mas que se manifestam na perpetuação das desigualdades sociais.
Mais sobre lógica capitalista: brainly.com.br/tarefa/53442158
#SPJ1
Resposta: 1) b 2) c 3) b 4) e 5) a
Explicação: )
2)
Com a publicação do livro "O Advento da Sociedade pós-Industrial: uma tentativa de previsão social" (1973), Bell afirma que havia um momento de transição de um paradigma econômico para outro, e a mudança no paradigma econômico apontava para a mudança do paradigma de poder, se havia uma sociedade não mais baseada na produção industrial, a dominação baseada na posse dos meios de produção se alteraria.
I. A sociedade pós-industrial surge do declínio das atividades industriais e concomitante aumento das atividades em serviço.
II. No novo paradigma, deixa de ser na informação que se encontra a fonte de poder e passa a ser a produção de bens de consumo o ponto central da disputa por poder.
III. Alguns autores marxistas contemporâneos discutiram as especificidades do capitalismo atual, pois se as teorias críticas tentam compreender o mundo em suas mudanças e transformações, o trabalho científico deve ser feito constantemente.
IV. Apesar do aumento dos trabalhadores de serviço em vista da diminuição dos trabalhadores fabris, a divisão de classe baseada na posse dos meios de produção continua a existir, claro que sobre novas perspectivas.
Assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e III.
b)
Estão corretas apenas as afirmativas I, II e IV.
c)
Estão corretas apenas as afirmativas I, III e IV.
Alternativa assinalada
d)
Estão corretas apenas as afirmativas II, III e IV.
e)
Estão corretas todas as afirmativas I, II, III e IV.