O Tópico intitulado “A formação continuada de professores na escola”, estudado neste ciclo, será objeto de aprofundamento nesta interatividade. Além dele, retome o estudo do Guia para Gestores Escolares (BRASIL, n. p.), que também traz importantes contribuições sobre esta matéria.
Sabemos que há envolvimento dos professores quando a formação continuada é realizada na escola. A partir do que propomos, a discussão não se encerra no texto que foi apresentado: precisamos saber se a formação continuada dos professores na escola contribui para a sistematização do trabalho docente e para as práticas na sala de aula, visando à integração da BNCC. O Guia lhe orientará nesta pesquisa.
Considerando o exposto, sugerimos o cumprimento das seguintes etapas para a realização desta interatividade:
a) No Guia para Gestores Escolares, leia o seguinte item: Orientações para a formação continuada de professores na escola à luz dos novos currículos (p. 18-30).
b) Escolha três itens de formação que orientam o planejamento e a sistematização do trabalho docente, por exemplo: Elaboração do Plano de Ensino, Plano de Aula, Avaliação da Classe.
c) Em seguida, identifique e aponte outros três itens que contribuam com a reorientação/reflexão e ação na sala de aula, pelo professor, à luz do novo currículo da escola (já respaldado pela BNCC).
Os itens “b” e “c” deverão ser citados e detalhados.
Soluções para a tarefa
Dentre as avaliações temos:
- Avaliações diagnósticas;
- Avaliação comparativa;
- Avaliação somativa.
O processo de avaliação democrático, deve auxiliar no desenvolvimento cognitivo do aluno, o incluindo e não o diferenciando dos demais.
É importante que o método de avaliação democrática esteja sempre em proximidade com as escolas novas e os novos métodos de didática, onde o professor apresenta o conteúdo e o aluno o assimila, não sendo mais o educador o pilar principal na transmissão, devendo o aluno está inteirado nesse processo.
Além disso, o objetivo da BNCC é fornecer as melhores condições para o indivíduo se formar desde sua fase inicial na instituição escolar, ou seja, ele estará apto para atuar em sociedade ao longo de seu desenvolvimento e todas as 10 competências visam promover um melhor acesso as condições para tal.