O título do poema nos informa que o interlocutor do eu-lírico é um poeta chamado no segundo verso de beneditino sabendo que beneditino é o religioso pertencente à ordem de São Bento cujas prioridades são a oração o trabalho o silêncio e a disciplina responda: a) que figura de linguagem foi construída no poema a partir do termo beneditino? explique b) qual é a função expressiva dessa figura de linguagem para a construção do sentido do poema?
Soluções para a tarefa
Bom dia,
A) que figura de linguagem foi construída no poema a partir do termo beneditino? Explique:
A figura de linguagem usada no poema descrito é a Polissíndeto. Essa figura de linguagem visa gerar uma conexão das frases por meio de conectivos, dando a ideia de continuidade ao acrescentar novas ideias ao texto.
b) qual é a função expressiva dessa figura de linguagem para a construção do sentido do poema?
Essa figura traz a ideia de sucessão, ela acrescenta novas ideias, não determinando um fim para oração. Para isso a mesma utiliza conectivos em sua construção.
a) A figura de linguagem é a metáfora, pois implicitamente o autor está comparando o poeta a um monge beneditino com base em uma relação de semelhança entre o modo como trabalham: ambos são esmerados e pacientes.
b) A função expressiva é indicar a necessidade do poeta se enclauserar durante o processo de feitura do poema. O poeta deve ficar "longe do estéril turbilhão da rua" para poder se concentrar.
Poema "A um poeta" - Olavo Bilac
O título indica diálogo entre o eu lírico e um poeta, mas no segundo verso o eu lírico utiliza o termo "beneditino" como vocativo. É uma forma de caracterizar o poeta como um monge beneditino, pois aquele "Trabalha, e teima, e lima, e sofre, e sua!" tal qual esse monge.
Mais sobre metáfora em:
https://brainly.com.br/tarefa/2822353
https://brainly.com.br/tarefa/13505651