Português, perguntado por rosimeirenoiasp6yvq1, 7 meses atrás

O TÍTULO DA REPORTAGEM É TAMBÉM CONHECIDO COMO: *
A) LEAD
B) MANCHETE
C) CORPO
D) LEGENDA


rosimeirenoiasp6yvq1: Para a tradição oral brasileira, o espaço privilegiado de
resistência tem sido a escola, que acaba por cumprir a função social
de manter as raízes nacionais populares vivas na memória coletiva.

“A cultura popular sempre teve dificuldade de ser valorizada. O
que acontece é que em determinadas circunstâncias, quem é da elite
abraça aquilo e aí aos poucos acaba sendo tolerado. Então, por
exemplo, o samba era popular.
rosimeirenoiasp6yvq1: Em determinado momento, lá pelos
anos 40, anos 50, a elite começa a tolerar ele, e gradualmente o
samba virou um símbolo nacional, apropriado pelas camadas mais
privilegiadas da sociedade.”, esclarece Sérgio.
Foi o que ocorreu quando o folclore virou objeto de ensino. Mas
a saída da marginalidade foi acompanhada por limitações. Ao ser
incluído na grade curricular das escolas, o folclore ganhou um caráter
oficial que acabou como que congelando as imagens clássicas das
figuras mitológicas.
rosimeirenoiasp6yvq1: “Bastariam poucas incursões nas escolas para nos certificarmos
de que a concepção de folclore, na maioria das vezes, ainda se
restringe ao calendário das efemérides, visto como ‘obrigação
curricular’”, afirma a pesquisadora Patrícia de Cássia no artigo
Educação, literatura e cultura da infância: compreendendo o folclore
infantil em Florestan Fernandes.
rosimeirenoiasp6yvq1: A própria valorização da tradição oral no Brasil ocorreu durante
uma época em que se buscava uma identidade nacional que pintasse
a harmonia falsa de, por exemplo, exaltar a cultura indígena ao
mesmo tempo em que o indígena em si não era valorizado.
rosimeirenoiasp6yvq1: E alguns folcloristas acreditam que o buraco é mais fundo. “Como
está estritamente relacionado a uma sociedade, o folclore pode não
sobreviver quando certas formas de sociabilidade desaparecem. O
que acontece no regime materialista da modernidade, é que o folclore
vai desaparecendo quando os vínculos sociais tradicionais são
substituídos pelos vínculos materiais”, defende a pesquisadora
Monique Mendes Silva Batista no artigo Folclore e identidade
nacional na modernidade pelo olhar de Mário de Andrade.
rosimeirenoiasp6yvq1: Mário de Andrade tinha as mesmas ideias. Por meio de
Macunaíma, o escritor tentou resgatar elementos que ele
considerava essenciais à cultura popular brasileira, na tentativa de
“cristalizar uma identidade nacional pautada no folclore e na cultura
popular”, ainda segundo Batista.
“Uma possível integração entre elementos folclóricos e
elementos urbanos ocorre quando o livro oferece uma explicação
mitológica para o surgimento do automóvel”, completa o Doutor em
rosimeirenoiasp6yvq1: Teoria Literária e professor da Faculdade Cásper Líbero, Danilo
Teixeira. Ele dá outro exemplo: “Quando o Macunaíma quer comprar
um revólver, ele procura os ingleses, que dizem ‘ó, para você
conseguir uma garrucha, você tem que ir lá no pé de garrucha, e ver
se tem alguma madura’”.

Soluções para a tarefa

Respondido por lesilveiraamanajas
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Resposta:

O título da reportagem também é conhecido como Manchete letra (B)

Espero que goste da resposta

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