O tipo sanguíneo de um indivíduo é uma das informações mais importantes em hospitais, visto que todo procedimento que necessite transfusão sanguínea acarreta em saber o tipo sanguíneo do paciente. Assim, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas:
I- O sangue tipo A é revestido por antígenos A.
PORQUE
II- O sangue A possui anticorpos Anti-A circulantes.
Assinale a alternativa CORRETA:
A) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
B) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
C) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
D) As asserções I e II são proposições falsas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Explicação:
De fato, os eritrócitos de indivíduo tipado como A são revestidos pelo antígeno A, mas o anticorpo circulante neste caso é o Anti-B, ou seja, anticorpos que destroem sangue com antígeno B.
O tipo sanguíneo é classificado pela presença ou ausência de antígeno: Quem tem antígeno A é sangue A, quem tem antígeno B tem sangue B, quem tem os dois é AB e quem não tem nenhum é O.
Pacientes com antígeno A produzem anticorpos contra o B, e pacientes com sangue B produzem anticorpos contra A. Pacientes AB não produzem contra nenhum e pacientes O produzem contra os dois.
Esse tipo de informação é importante para processos de transfusão afim de evitar que um paciente receba sangue incompatível, e desencadeie uma resposta imune agressiva que pode em alguns casos até matar o paciente que recebeu o sangue errado.