O tipo de nome cada obra de Tarsila do Amaral
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Resposta:
O modernismo brasileiro foi um período em que os artistas estavam bastante interessados em trazer uma renovação para a arte do país.
Buscando inspiração nas vanguardas europeias, eles produziram obras que dialogavam com a cultura nacional e quebravam os padrões estéticos até então vigentes.
Um dos grandes nomes do período foi Tarsila do Amaral, uma figura decisiva na consolidação dessa vertente artística no Brasil.
A seguir, confira dez importantes obras modernistas de Tarsila que apresentamos por ordem cronológica.
1. A Negra, 1923
a negra
A Negra (1923)
No trabalho A Negra, Tarsila expõe a figura de uma mulher com traços bem marcados, mãos e pés grandes e cabeça pequena. Além disso, a artista explora elementos cubistas ao fundo.
Nessa obra, podemos perceber a representação da mulher negra como um ser que carrega uma pesada carga social, o que se pode notar pelo olhar melancólico e pelo seio caído à mostra.
A mama que pende do corpo faz referência à prática das amas de leite na época da escravatura, na qual as escravizadas amamentavam e cuidavam dos filhos das mulheres brancas da elite.
O quadro é um óleo sobre tela feito em 1923 - um ano depois da Semana de Arte Moderna - e mede 100 x 80 cm. Pertence à Coleção Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo, em São Paulo.
Veja também: Cubismo
2. A Cuca, 1924
cuca
A Cuca (1924)
A composição A Cuca traz uma figura presente no folclore brasileiro e no imaginário da população. Segundo a lenda, conta-se que a cuca era uma bruxa má com corpo de jacaré que raptava as crianças desobedientes.
Pintado em cores vibrantes e tropicais, a tela remete à infância; exibe alguns animais e uma natureza viva. Pertence à fase modernista Pau-Brasil, que antecede o movimento antropofágico.
Essa é uma criação de 1924, tem 73 x 100 cm, foi feita usando tinta a óleo e encontra-se no Museu de Grénoble, na França.
Veja também: Movimento Pau-Brasil
3. São Paulo (Gazo), 1924
são paulo gazo
São Paulo - Gazo (1924)
A obra São Paulo (Gazo) também integra a fase Pau-Brasil de Tarsila, sendo um dos marcos do período.
Nessa fase, a artista explora elementos urbanos e a modernização das cidades em contraste com as paisagens tropicais e a valorização da fauna e flora.
De acordo com o historiador e artista Carlos Zilio:
Em trabalhos como esse, Tarsila situa a percepção do Brasil a partir da ótica aberta pela industrialização.
Esse é um óleo sobre tela de 1924, com tamanho de 50 x 60 cm e pertence a uma coleção particular.
Veja também: Semana de Arte Moderna
4. Morro da Favela, 1924
morro da favela
Morro da Favela (1924)
Morro da Favela pertence ao período Pau-Brasil. Retrata uma favela com casinhas coloridas, árvores e pessoas.
É um obra de denúncia social, pois nessa época a população pobre foi obrigada a ceder espaço nos grandes centros e se deslocar para zonas periféricas. Foi nesse momento que houve um grande aumento das favelas no país.
Apesar da crítica, Tarsila consegue retratar essa realidade de maneira leve, sugerindo harmonia uma idealização do morro como um lugar idílico. A composição data de 1924, tem 64 x 76 cm e pertence a uma coleção particular.
Veja também: Primeira Geração Modernista - 1.ª Fase do Modernismo
5. Abaporu, 1928
abaporu
Abaporu (1928)
Uma das obras mais conhecidas de Tarsila é, sem dúvida, Abaporu. O nome é uma junção das palavras tupis aba (homem), pora (gente) e ú (comer), significando portanto homem que come gente, ou antropófago.
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