O tipo de ligação que forma os plásticos de engenharia é a Ligação Molecular. Vamos lembrar que é o tipo de ligação que ocorre por força de atração entre dois polos permanentes, gerados pela assimetria na distribuição de elétrons nas nuvens eletrônicas de átomos ligados de forma covalente, ou seja, força de atração dipolo-dipolo. A força de atração entre moléculas ligadas desta forma é conhecida como Força de Van der Waals. Em função disso, os plásticos de engenharia terão:
A Baixa energia de ligação, sendo materiais de baixo ponto de fusão, mais moles que os outros materiais e mais flexíveis.
B Baixa energia de ligação, sendo materiais de elevado ponto de fusão, mais moles que os outros materiais e mais flexíveis.
C Elevada energia de ligação, sendo materiais de baixo ponto de fusão, mais moles que os outros materiais e mais flexíveis.
D Elevada energia de ligação, sendo materiais de elevado ponto de fusão, mais moles que os outros materiais e mais flexíveis.
Soluções para a tarefa
Olá!
As forças intermoleculares, genericamente chamadas de Forças de Van der Waals, são três: dipolo induzido (Força de dispersão London), Ligações de hidrogênio (Força de Debye) e dipolo-dipolo (Força de Keesom).
As forças de Keesom são as mais fortes dos três tipos de forças que constituem as interações de van der Waals, sendo as ligações de hidrogénio as mais fortes de todas. A ordem de intensidade das forças intermoleculares é:
Dipolo induzido < Dipolo-dipolo < Ligações de hidrogênio
E essas forças intermoleculares e o ponto de fusão de substâncias apresentam uma relação muito intensa e direta, já que, quanto mais intensa for a força intermolecular, maior será o ponto fusão.
Sendo assim, a resposta do exercício é a D.
Bons estudos :)
Letra A pois a força de atração entre moléculas ligadas desta forma e conhecida como força de van der Waals.